Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Portfólio Aline...

Leitura Básica

"A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento", de Juan Ignacio Pozo, disponível no site:http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.



Produção de um pequeno texto que demonstrou as reflexões acerca da temática estudada.


É difícil descrever as tantas responsabilidades que o professor exerce nos dias de hoje. Vários grupos sociais inseridos no contexto educacional, diferentes tipos de culturas e falta de interesse presente todos os dias na sala de aula.




Quem sou como professor aprendiz?

          - O que é ser professor hoje?
             - Quem sou eu (professor) neste contexto?


 Ser professor hoje é estar diariamente informado, buscando novas alternativas, meios e métodos. O professor necessita de aprendizado rico e constante, interagindo com a sociedade, e as diferentes tecnologias.  





                Webquest: Estrutura fixa, contém orientações práticas, dicas de como proceder, dando maior liberdade para criação dos aprendizes.



Para qualquer tipo de público a Webquest proporciona o aluno ser o protagonista na construção do conhecimento.




                    Internet, Hipertexto, Hipermídia
Navegação livre no hipertexto: site do Portal do Professor, mantido pelo MEC: (http://portaldoprofessor.gov.br/). Sentir a sensação de perder-se na rede como um aluno não direcionado.





Portfólio:Ivete e Cristiane


Cursistas: Ivete Lang Schurt e Cristiane Penkal Figênio.
Portfólio
Curso: Tecnologia de informação e comunicação na educação
Atividades:
Leitura básica: “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de JUAN IGNACIO POZO, disponível no site: http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.
Produção de texto:
Produção de uma síntese refletindo sobre os desafios atuais do sistema educacional, os impactos que as novas tecnologias têm provocado no espaço escolar e sociedade, as transformações e o novo perfil dos profissionais da educação com a realidade do mundo atual, a oportunidade e rapidez de acesso de informações que a tecnologia tem oferecido.
Após a leitura da entrevista de Nóvoa na íntegra, disponível no Programa Salto para o futuro, no seguinte endereço: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_entrevista=59
Foi realizado postagem no fórum:
Quem sou como professor e aprendiz?
Ao refletir esta questão, compartilhamos nossas reflexões no fórum, também comentários críticos sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
A escola diante deste novo panorama da sociedade.
Para aprofundamento na reflexão sobre educação e tecnologia pode se complementar através de assistir a entrevista do prof.Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia”, (2004) disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWY. Para ele a escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes.
Registro no diário de bordo das seguintes reflexões: Como a escola vem lidando com as novas tecnologias? Como o professor tem se portado diante desses recursos? Como tem se desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem com essas novas ferramentas?
Entrevistas com professores: como utilizam a tecnologia dentro da sala de aula e quais os pontos positivos com esses recursos no cotidiano?
Construção da webquest, realização do projeto educacional do ensino de artes com o tema ”Paisagem”, em que foi aprendido abrir links formando hipertexto, expondo uma proposta em que possibilitara o aluno possuir um papel ativo, sendo protagonista na construção do conhecimento.
Ensinando cores e tons. Desenvolvendo habilidades visuais para a pintura. Trabalhar com dobraduras, desenvolver habilidades, coordenação motora brincando com a arte.


Internet, Hipertexto, Hipermídia
Navegação livre no hipertexto: site do Portal do Professor, mantido pelo MEC: (http://portaldoprofessor.gov.br/). Sentir a sensação de perder-se na rede como um aluno não direcionado.
Participação do fórum conceituando hipertexto, com a busca da palavra chave “O que é hipertexto?”
Como leitura e escrita de um hipertexto impactam a forma de acessar e de produzir conhecimento.
Vídeo: Hipertextualidad, de Alejandra Bertalaccini, disponível no youtube, no endereço: http://WWW.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4&feature=related

Foi uma rica experiência, percebi a importância do professor se capacitar para direcionar o aluno na pesquisa, em que faça parte da construção da rede, criando um novo processo de qualidade e aperfeiçoamento para seu dia a dia, com a grande possibilidade que temos de  recursos e informações na atualidade.