Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PORTFÓLIO. CURSISTA MARIA FÁTIMA.

                     TECNOLOGIA DE IMFORMAÇAO E COMUNICAÇAO NA EDUCAÇAOSociedade aprendizagem conhecimento.    Através da tecnológia qualquer pessoa pode navegar e aprender pela internet meios de comunicaçao e aprendizagem . Com novas formas de aprender melhor, através delas transformar está sociedade do conhecimento em qual nós vivemos, requer apropriar de novas mudanças para se relacionar com conhecimento. Com essa nova tecnologia esta mais facil para as escolas e alunos num desenvolvimento educacional


  O que é ser professor hoje?      Ser um educador nós dias de hoje é mais dificil nao é só saber lidar com alguns saberes , e sim com a tecnologia , que exige um aprendizado melhor com novas mudanças . O papél do professor é '' mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender{...} concentrando-se na criação , na gestão e na regulação das situações de aprendizagem









   Webquest é uma ferramenta importante na educação ,é uma atividade didática para os ensinos e´ um projeto educacional  de ensino e conhecimento  ensinando cores , temas .Existem modelos de webquests  neste site :   http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa-index-todas.php.    Eu gostei  muito  das  webquests.                                          

  internet  hipertexto  hipermidia       O HIPERTEXTO  NA  EDUCAÇÃO É UMA FERRAMENTA  RELEVANTE  O TRABALHO  DO HIPERTEXTO PODE IMPULSIONAR  O ALUNO  A PESQUISAR , É UMA FERRAMENTA  QUE AJUDA  NO APREDIZADO A LOCALIZAR UMA IMFORMAÇÃO AO USUÁRIO  DE HIPERTEXTOS , NUMA  SALA DE AULA OS ALUNOS ACABAM APRENDENDO MAIS ATRAVÉS  DE DIVERSAS  FONTES O PRÓPRIO CONCEITO  DE HIPERTEXTOS.       http://edutec.net/textos/self/hypertext/.htm:   hipertexto é a chave para o sucesso da web :                                                  








Portfólio “Carla”


Tecnologias na educação

  * Desenvolver a criatividade
  * Fazer com que os alunos sejam mais críticos
  * Produzir textos ricos e coerentes
  * Preparar melhor nossa clientela para o mercado de trabalho

       Vivemos em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia. A comunidade escolar deve estar atenta a essas novas transformações e acompanhá-las, para melhor inserção nesta sociedade que se mostra cada vez mais excludente.                                                                                                
       Hoje, já faz parte das unidades escolares a existência de biblioteca, sala de DVD vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador, mas ainda falta bastante para que isso seja realidade em todos os estabelecimentos de ensino.
      Conhecer e compreender as potencialidades presentes em cada tecnologia é uma necessidade e ao mesmo tempo um desafio que vai contribuir grandemente  para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
     Acredito que é um desafio muito grande para o professor poder acompanhar todas essas evoluções tecnológicas. Acho muito importante o professor estar sempre estudando e se aperfeiçoando para  melhorar sua prática docente.

Webquest
A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.



Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.





Exemplo:
Observe a figura e complete as atividades com o Present continuous corretamente.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' . O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.