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domingo, 27 de novembro de 2011

O DIREITO DE SER DIFERENTE

PLANO DE AULA ROSE SOZO

O direito de ser DIFERENTE


Os povos vivem de maneira diferente uns dos outros.
São diferentes na língua, nos costumes, na religião.
Cada um tem seu jeito próprio de demonstrar os sentimentos, seu modo de vestir, de falar, de viver...
Cada povo e cada cultura tem o direito de viver de acordo com seus próprio costumes.
O que não deve existir é o preconceito, isto é, um povo considerar-se superior a outro .
Por isso pode-se afirmar:

LEGAL É SER DIFERENTE.


.


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar fatores que influenciam na formação da identidade;
Diferenciar identidade familiar de identidade social;
Entender a plasticidade da identidade e esta como não sendo algo fixo,
Pesquisar sobre identidades familiares e regionais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não serão necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Aulas 1 e 2
1º momento
Exibir o seguinte clipe musical para os alunos:
Música: Diversidade

2º momento
Neste momento, pergunte aos alunos sobre sua identidade pessoal:
1. Quem tem carteira de identidade?
2. Quem ainda não tem?
3. Por que precisamos de carteira de identidade?
4. Quais dados a carteira de identidade traz sobre nós?

3º momento
Trabalhe com o vídeo Saiba com música de Arnaldo Antunes cantada por Adriana Calcanhoto:


Faça o fechamento do vídeo com a seguinte discussão:
1. O que vocês herdaram de seus pais?
2. Em quê você se parece com seu pai? sua mãe? seus avós?

4º momento
Trabalhe com os alunos representações de suas famílias.
1. Peça que a turma faça uma pesquisa sobre  brasões de família. Divida a turma em grupos que pesquisarão em diferentes sites e depois partilharão os resultados uns com os outros em apresentações orais.

2. Terminada a exposição oral, os alunos irão construir o brasão da família deles. Trabalhe bastante a criatividade dos alunos. Eles escolherão desenhos que representem atividades profissionais da família, ou negócios da família ou interesses gerais da família bem como uma frase ou palavras que definam a família.
3. Material necessário para construção dos brasões: papel craft ou cartolina, cola, tesoura, lápis preto n. 2, lápis de cor, gizes de cera, pincéis, revistas.
4. Faça uma exposição dos brasões de família em sala de aula.
5. A partir dos brasões, trabalhe a questão da identidade familiar dos alunos, o que os representa, como são, que histórias trazem da família.

Aula 3
 Nesta aula, os alunos trabalharão identidades regionais. Como atividade, todos irão pesquisar entre os colegas:
Roteiro de pesquisa:
1. Você nasceu nesta cidade/neste bairro? Se não, de onde você vem?
2. Sua família tem quais tradições?
3. Como você define as mulheres de sua família? os homens? a família?
4. Terminada a pesquisa, os alunos apresentarão os resultados em sala de aula em forma de comunicação oral. Primeiramente reúna os alunos em grupos para trocarem informações. Depois socializam com toda a turma.
5. Neste momento, faça o fechamento do assunto com exposição sobre identidade social.
Recursos Complementares
1. Livros
 Título: A estória do Severino e a história da Severina
Autor: Antonio Carlos Ciampa
Editora: Brasiliense