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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Portfólio - Marisete P.Ruthes

PORTIFÓLIO
Marisete P.Ruthes


UNIDADE:1

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÃO

Acredito que a webquest, por ser uma ferramenta moderna dentro das TICs, pode ser além de interessante,  muito útil. Entretanto, o professor deve estar muito preparado para poder utilizá-la, pois se ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, deve estimular a pesquisa, que é o que nosso aluno carece, de despertar nele a curiosidade, para que ele próprio vá a busca de informações para que possa produzir o seu conhecimento.

UNIDADE 2

INTERNET-HIPERTEXTO- HIPERMIDIA




Através da navegação consegui entender melhor o que é um hipertexto , obtive um conhecimento em aprender o termo hipertexto que remete um texto em formato digital, junto com os outros conjuntos de informação em forma de blocos de textos , palavras , imagens ou sons , especificadas denominadas hiperlinks . Em uma sala de aula os alunos acabam aprendendo mais através de diversas fontes o próprio conceito de hipertexto , os professores também podem trabalhar funções pedagógicas utilizando textos, que trazem suas vantagens para educação a construção do conhecimento importante para organizar materiais de diferentes disciplinas ensinando por aluno o processo educativo no mundo digital, mantendo uma relação sempre linear com o texto. Ao utilizar o trabalho do hipertexto oportunidade que o professor teria de auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem, os hipertextos é uma realidade de abordagem interdisciplinar dos diversos temas.

UNIDADE 3

Currículo,projetos e tecnologias.

Os trabalhos com Projetos invertem a lógica do Currículo definido em grades de conteúdos temáticos estanques, induzindo o professor a colocar em jogo as problemáticas que permeiam o cotidiano. As questões e os conceitos do senso comum que emergem no diálogo com o aluno são então transformados em questões e temas a serem investigados por meio de projetos. Porém, no trabalho com projetos há de se ir além da superação de desafios, buscando desvelar e formalizar os conceitos implícitos no desenvolvimento do trabalho para que se estabeleça o ciclo da produção do conhecimento científico que vai tecendo o currículo na ação.
Portanto, é fundamental que o professor compreenda as potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, nos quais os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplem a autoria dos alunos e preservem a função essencial da escola: o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimentos e a construção da cidadania. A concepção educacional norteadora da incorporação das TIC na sala de aula, que fundamenta nossos estudos nesta Unidade 4, enfatiza a compreensão e a reconstrução do conhecimento para a busca de alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade, de modo que se propicie a aprendizagem das dimensões cognitiva, social e afetiva dos alunos. Portanto, os trabalhos com projetos não se restringem ao espaço delimitado pelas fronteiras disciplinares, tampouco pode ser considerado como agregado a uma única disciplina ou se direcione ao estudo de  tecnologias em si mesma. Da mesma forma que não se restringem aos limites disciplinares, nossos temas de estudo, nesta Unidade, focam concepções e práticas pedagógicas que se apóiam e integram distintas mídias e fontes de informação, tais como livros, vídeos, revistas, jornais, publicações na Internet, contatos via e-mail, uso de enciclopédia em CD-ROM, software de referência, programas televisivos e muitos outros que vão se agregando a cada nova descoberta tecnológica.