Powered By Blogger

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PlANO DE AULA - CLAUDIA E LINDACIR

Terça – feira, 22 de novembro de 2011

PLANO DE AULA – Cláudia e Lindacir
 
Disciplina: Língua Portuguesa – Leitura e Escrita
Trabalhar Língua Portuguesa com empenho na Leitura e Escrita, e de maneira interdisciplinar abordar a História  e educação Artística.

Tema: Cidadania: Direitos e deveres de todos.

Duração das aulas: 10 aulas de 45 minutos cada uma, esse projeto é destinados para crianças do 4® ano e propõe informar ao mesmo tempo a importância de entender e executar os direitos e deveres de ser cidadão, incorporando hábitos e atitudes capazes de a cidadania.
                   
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=related

Introdução e Justificativa:
                 
Ser cidadão é ter documentos, pois o documento reconhece um nível ético individual, mas assume claramente como objetivo "instrumentalizar os alunos na compreensão da realidade e na busca de soluções para questões sociais", encobrindo novamente a noção de realização da natureza humana. Isto significa em termos práticos, que se o homem não tem consciência de quem é da estatura humana que pode atingir e abre mão da busca do significado de sua vida, a solidariedade dificilmente será capaz de manter-se além de uma ajuda imediata, quando se compreende a impossibilidade humana de soluções definitivas. Haveria razões que justificam a necessidade de ser um bom cidadão além da tolerância mútua? Isto será suficiente para garantir ao homem a manutenção do desejo que o move em todos os aspectos de sua vida.          Educação, Direito e Cidadania, não são coisas dadas, não surgiram naturalmente, como fruto de uma “geração espontânea”. São fatos datados, surgidos num determinado lugar, num dado momento histórico, com personagens vivos e atuantes, capazes até de uma significativa transformação coletiva.
                 
OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL 

Reconhecer e entender que somos cidadãos e por isso devemos conhecer nossos direitos e deveres para que possamos exercer a cidadania como um direito de todos.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver no aluno o raciocínio de que política deve permear todo o processo educacional, uma possibilidade de reparação social possibilitando oportunidade de desenvolvimento o senso critico e contribuição para o seu exercício pleno de cidadania.
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
- Escrever e ler corretamente as palavras;
- Despertar o senso critico;

CONTEUDO:

-Interpretação do Poema;
-Interpretação oral e Escrita;
-Ortografia das palavras (em geral);

RECURSOS:

-Documentos Pessoais;
-Quadro negro e giz.
-Xérox.
-Lápis de cor.
-Lápis de escrever.

RECURSOS DIDATICOS:

-Leitura, discussão e analise do Poema;
-Formulação de frases em grupo, no que diz respeito à cidadania;
-Exercícios individuais;
-Discussão com a turma relacionada com os nossos documentos.


AVALIAÇÃO:

-Levará em conta a participação e interesse do aluno nas discussões e também nos exercícios cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.
- Assimilação do conteúdo trabalhado em sala.

ORGANIZAÇÃO DA SALA:

-Visto que cada aluno tem suas especificidades, algumas atividades serão trabalhadas individualmente, e outras em grupo.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES:

DESENVOLVIMENTO DA 1ª AULA (DIA)

1)   Através da visualização dos documentos apresentados a eles, pedir para que completem a ficha abaixo com os seus dados pessoais.
Nome: ______________________________________.
Nome do pai: _________________________________.
Nome da mãe: ________________________________.
Natural de: ___________________________________.
Endereço: ____________________________________.
Bairro: _______________________________________.
Cidade: ______________________________________.
Estado: ______________________________________.
País: ________________________________________.
Nome da escola em que você estuda: ______________.
Nome do (a) professor (a): _______________________.
Local de trabalho: ______________________________.


2) Você acabou de preencher sua ficha, então você preencheu sua ficha com:
(   )Substantivos próprios.    (   )Substantivos comuns.
(   )Quantos nomes de pessoas você colocou na ficha?
     R: _______________________________________________.
C) E quantos nomes de lugares?
    R: _____________________________________________________.

POEMA:                              CIDADÃO, CIDADANIA.

O que é ser cidadão
É nascer ter um nome,
Ter família, ter onde morar?
Muitos nascem apenas...

Não tem nome e nem sobrenome
Não conhecem a família
Não tem lar para morar
Nem comida e escola, nem onde trabalhar.

O Zé, a Maria,
O João, a Tiana,
Moram ao leu,
Debaixo das pontes

Sonham um dia
Ter um documento,
Saber assinar
E ter um digno para morar.

Conseguir um trabalho honesto
Colocar os filhos na escola.
Poder dizer com orgulho:
Sou cidadão brasileiro!

3)    Vamos assinalar com um (x) abaixo, as condições indispensáveis para a efetivação da cidadania.

(   ) ter educação de qualidade.
(   ) saúde para todos.
(   ) alto índice de desemprego.
(   ) respeitar a si e aos outros.
(   ) conhecer os direitos e deveres.
(   ) não saber ler e escrever.
(   ) votar.
(   ) ter moradia.
(   ) ter saneamento básico.
(   ) ter segurança.

4) Em grupo, vamos formar frases de  como você exerce a sua cidadania?
R: _________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

DESENVOLVIMENTO DA 2ª AULA (DIA)

Meus documentos:
1-Observe o esquema dos documentos abaixo
2) Dos documentos citados acima, quais você possui?
   3) Qual foi o seu primeiro documento?
R: _____________________________________________________________________.

4) O que pode acontecer com uma pessoa que não possui documentos?
R: _____________________________________________________________.

5) Qual o documento que a maioria da turma possui?
R: ______________________________________________________________.

6) Quais são os documentos obrigatórios quando um cidadão completa 18 anos?
R: ______________________________________________________________.

7) Qual é o documento obrigatório quando uma criança nasce?
R: ______________________________________________________________.

8) Quando se começa a trabalhar, quais são os documentos necessários?
R: _____________________________________________________________.

4) relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) certidão de nascimento.            
(2) carteira de identidade.                     
(3) título de eleitor..                             
(4) certificado de reservista.
(5) CPF.
(6) carteira de trabalho.
(7) carteira de motorista.

(   ) documento necessário par dirigir  veículos motorizados.                            
(   ) registro das crianças quando nascem .
(   ) é utilizado para identificar o cidadão.
(   ) é o cadastro da pessoa física.
(   ) documento necessário para a pessoa trabalhar.
(   ) documento de caráter militar,exclusivo do sexo masculino.
(   ) documento necessário para votar.



DESENVOLVIMENTO DA 3ª AULA: (DIA)

POEMA:                         DIREITOS E DEVERES.

Direitos e deveres,
Palavras que devem ser gravadas.
Se os direitos você quer,
Dever também terá.

Direito à educação,
Dever da cidadania.
Ser um grande cidadão,
Com direito à moradia.

Ter saúde e segurança
E viver com tranqüilidade
São direitos da criança
E também da terceira idade.

Não podemos nos esquecer
De que vivemos em sociedade.
Cumprir deveres e ter direitos
É buscar pela felicidade.

1) Circule no poema, com lápis de cor, as palavras com a letra d no início e no meio delas. R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Separe, em sílabas as palavras em destaque e  classifique-as quanto ao número de sílabas.
                                                                                                 Classificação.
DIREITOS







DEVERES








                                                            















4) As palavras direito e dever são o nosso tema. Essas palavras iniciam-se com a letra:
R: _________________________________.

5) Circule, no quadro abaixo, palavras iniciadas com a letra D.

DOMINGO- SALA- DIA  - LUA-  SOL-  DOR-  MESA-  DAMASCO-DIÁRIO-  DENTE-  AR-  DURO-  DUQUESA-  MAR-  DOENÇA-LER-  MATÉRIA-  DENTISTA-  DESENHO-  DANILO- UNHA- PÉ- DIRCE   - DORIVAL- DÉLSON-   DIA-   ESCOLA-  CHUVA.



6) Quantas palavras iniciadas com a letra d você encontrou?
R: ______________________________________________________________________________________________________________________________________.

7) Descubra, no diagrama abaixo, palavras iniciadas com a letra D..

X
R
V
D
O
M
I
N
Ó
Q
D
A
D
O
L
T
F
R
X
C
K
W
D
O
M
I
N
G
O
F
I
D
D
A
M
A
X
K
L
N
S
A
Y
F
G
D
O
C
E
P
M
T
X
J
D
I
A
Z
Y
U
D
A
I
D
E
N
T
E
Z
C
I
T
H
Z
Z
S
M
N
B
C
N
Q
D
I
V
I
N
O
Z
F
H
E
K
L
G
D
E
D
O
V
E
C
D
W
T
J
H
R
T
B
I
V
U
D
E
Z
E
N
A
Q
R
R
P
Y
K
R
F
Q
W
L
O
U
L
Q
D
U
C
H
A
C
W
T
A
X
D
Ú
V
I
D
A

8) Agora, escreva as palavras no seu respectivo quadro.
DA
DE
DI
DO
DU


























9) Completando palavras, complete as palavras com as sílabas em destaque.

DA
DE
DI
DO
DU

COMI______________
CA_____ A____
FUN_______
__________CE
__________BLADOR
GELA__________
FA______________
MO________
_______MINGO
_____NHEIRO
PROPAGAN______
BO__________
NOVI_____   ____
_____AMANTE
VI___________
____SENHO
AZE__________
___________ZENTOS