Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Planos de aula

Cursistas: Luciane R., Fátima e Kátia



Tema: Planeta água.

Justificativa:
Trabalharemos a importância e os benefícios que a água nos traz alertar os alunos do consumo consciente, a origem, composição e distribuição e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender que sem ela não seria possível a vida na terra.


Introdução:
A Terra é o único planeta do Sistema Solar onde existe água na forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na terra. A maior parte da água no planeta nos oceanos e mares. Só 3% estão nos rios, lagos, nas geleiras e nos glaciares. A água doce encontra-se também debaixo da superfície do solo - é o que se chama lençol freático.


Objetivos

  • Reconhecer os benefícios da água;
  • Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais.
  • Identificar as características da água;
  • Sensibilizar os alunos para a importância da água;

RECURSOS DIDÁTICOS.
Vídeo
Quadro negro
Pael
Lápis borracha

                                                                    
Desenvolvimento da aula:


Primeiro momento:


Colocar o vídeo para que os alunos assistam e distribui a letra da musica:

  • Após o vídeo interagir com os alunos sobre a importância da água e seus benefícios. Em seguida dividir os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água. Pedir que os alunos observassem a água e respondam as perguntas. Corrigir a atividade explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor (insípida);
  • A água tem cor?
  • Tem cheiro?
  • Tem sabor?
  • Qual a utilidade de tanta água para o nosso organismo?
  • Quais benefícios que a água traz para a nossa saúde, para agricultura e para os animais?


 
Avaliação:
O trabalho será avaliado em sua totalidade, ou seja, interação, colaboração, cooperação dos alunos e seu desempenho durante a aula, como foi sua participação na realização das tarefas proposta.

       Conclusão:


Com esta aula dedicada aos benefícios  que a água nos trás, obtivemos um bom resultado e podemos contar com a participação de todos os alunos que foi constante. Tivemos um momento de grande conscientização do quanto podemos contribuir para que haja uma conservação da água.




Plano de Aula: Jusilene

Tema:      Alimentação Viver com Saúde.

Objetivo: *Conhecer a importância de uma boa alimentação;
               * Benefícios das frutas e verduras para nossa saúde;
               * Água;Breve discussão sobre importância para nossa vida;
               * Importância da higienização antes de se alimentar.

Atividades:
1 momento. Dividimos a sala em grupos,onde cada grupo fala sobre determinado tema: Verduras,Legumes, Frutas, Cereais.
2 momento. Distribuído cartazes onde grupo trouxe figuras referente  ao tema.colam as figuras,falam sobre o porque do tema e a professora explicou a importância de cada um deles.
3 momento. A professora trouxe a Pirâmide Alimentar,para os alunos conhecerem,onde explicou os alimentos que fazem bem a nossa saúde.
4 momento. Assistimos um DVD sobre a importância da água para nossa saúde.
5 momento.Pedimos para os pais quem tivesse algum tipo de fruta para mandar para escola,onde no final do trabalho iríamos fazer uma salada de furtas para as crianças.

Avaliação: Atráves da observação,participação e criatividade das crianças.
















Conclusão
:Essa atividade pode ser trabalhada em todas as séries.Aqui foi elaborada para 1 e 2 ano das séries iniciais.
 Foi uma atividade,de muita importância para as crianças,a aula foi de muita aprendizagem,pois todas as crianças se envolveram no tema,entenderam a importância de sempre ter uma boa higienização antes de se alimentar,pois as mãos contêm várias bactérias micróbios que se alojam enquanto brincamos. E elas fazem muito mal a nossa saúde.
Na confecção dos cartazes,todos contribuíram com as figuras para colagem sobre Alimentação.A professora também elaborou  em uma folha com dicas importância de uma boa alimentação para nossa saúde onde os alunos colaram no caderno.
Essa actividade engloba várias disciplinas,Português onde eles lêem,escrevem,Ciências que fala sobre a alimentação,saúde,Artes onde desenharam,Matemática,onde elaboramos a salada de frutas,contamos quantidades de cada uma.
O tema Alimentação,foi de muita valia tanto para as crianças,quanto para a professora que atingiu seu objetivo com muita qualidade e aprendizagem.