Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Portfólio Rosemari


PORTFOLIO – ROSEMARI
Introdução:
O curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação (TICs)”, coloca-nos numa constante busca de aprendizagem, produção e gestão de conhecimentos, desenvolvidos através de diferentes modos de se obter informações, de comunicar-se, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para os alunos.



Unid. 1 - TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
A exigência de aprender, continuamente, ao longo dos tempos atuais e da vida, constitui um desafio e uma necessidade. Não basta apenas ter acesso às informações tecnológicas é preciso saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimento.


Quando se fala em tecnologia na educação, temos que repensar nossos conceitos e não se deter apenas:
Nos lápis que usamos... No quadro de giz...
Nos cadernos e livros... Ou nas carteiras...
Houve uma evolução social e o que as “Tecnologias” nos trazem de especial, é a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo. Esta evolução tecnológica possibilita também uma análise e uma avaliação no processo Ensino-Aprendizagem. Adquire-se um olhar mais abrangente, ou seja, o envolvimento de novas formas de ensinar, de aprender e de desenvolver um currículo mais condizente com a sociedade tecnológica.
Unid. 2 – INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
As linguagens da Internet:
“Navegar na Internet” não apareceu à toa, afinal, a “grande rede” ou a “extensa rede” do WWW: (Word wide, web), é mesmo um “mar” de informações, por isso precisamos “navegar... navegar... e navegar... mesmo que seja à deriva!

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Após a pesquisa do que é um HIPERTEXTO, conclui que é um termo que se refere a um texto digital, ao qual se agrega Links de Navegação, em palavras-chaves. Estes Links remetem o leitor a outras informações ligadas ao texto, as quais abrem janelas com conceitos e informações adicionais. No Hipertexto pode-se inserir além do próprio texto, imagens e Som...
Hipertexto: é Isso Aí...
Amiga Kátia, obrigada por me ensinar que ainda posso abrir mais uma porta em minha caminhada...
E com a tua ajuda, aí estou... Avançando, aprendendo e amando o que consigo fazer...