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domingo, 20 de novembro de 2011

Plano de aula de leitura - Lendo o livro ... antes de ler a história do livro

Plano de aula - Arlete de F. C. da Silva

Objetivo 

A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a transitar nas práticas de leitura da nossa sociedade. Se quisermos formar alunos-leitores que transcendam a sala de aula e o espaço escolar, devemos mostrar os mecanismos que devem dominar para se tornar leitores efetivos. Esta atividade visa a possibilitar que os alunos levem não só seus livros para casa, mas junto com eles a capacidade de buscar outros livros e, assim, traçar seus próprios caminhos de leitores.

Embasamento Teórico 

Para entender melhor o embasamento da atividade aqui proposta, algumas concepções de leitura devem ser levadas em conta.

Primeiramente, a noção de que a leitura não é um ato puramente individual; é uma prática social e, assim sendo, não ocorre apenas no instante da leitura propriamente dita. Numa analogia com uma peça de teatro, podemos dizer que esse momento é apenas um dos atos que compõem a peça.

Assim, além da leitura da história que o livro apresenta, devemos desvendar toda a leitura que o livro nos possibilita: Que editora publicou a história? Pertence a alguma coleção? Qual? Para que tipos de leitores? Que informações se encontram na quarta-capa? O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?

Da mesma forma, os alunos podem descobrir que a história de um livro é escrita por um autor, pode ser ilustrada, revisada e diagramada, antes de chegar às mãos do leitor. Quem é o autor do livro? Quando essa história foi escrita? Para quem? O livro possui gravuras? Quem o ilustrou? Houve revisão? O que é fazer revisão de um livro?

Além dessas informações, devemos possibilitar que o aluno se enxergue como leitor ativo que interage com o livro, que participa do processo de leitura. O que ele sabe sobre o tema do livro? Conhece alguém que já o leu? Sobre o que ele imagina que seja a história?
Após a leitura da história, a leitura do livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história, se gostou, não gostou, se o recomendaria ou não e por quê.

Assim, o professor pode e deve promover a familiarização do aluno com o mundo das práticas de leitura, começando, antes de tudo, com o próprio objeto livro.
Recursos didáticos 

Os livros doados pelo Ministério da Educação aos alunos da 5º ano do Ensino Fundamental.

Organização da sala 

Pequenos grupos de alunos que receberam coleções diferentes.

Desenvolvimento da atividade 

1. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos e descubram informações sobre os mesmos:

a) Quem é o autor? (brasileiro, estrangeiro)

b) Qual é o título do livro?

c) Que tipo de livro é este? (de contos, poemas, lendas, romance). Por quê?
(Pelo título? Figura da capa? Conhecimento do autor?)
d) Qual é a editora do livro? Onde se encontra essa informação?

2. Após essa leitura inicial, peça aos alunos que escolham o livro que mais chamou a atenção deles – entre todos os que receberam – e que gostariam de ler primeiro. Peça que justifiquem para o grupo a escolha (pelo título, tema, autor conhecido - já leu livros dele antes -, gravura)

3. Peça à turma que imagine como são as histórias dos livros escolhidos, com base na imagem, no título, no conhecimento que cada um já possui sobre o assunto ou no interesse pelo tema. Peça que exponham suas idéias para o grupo.

4. Peça aos alunos para folhear o livro e descobrir se há alguma informação sobre o autor. Onde se encontra essa informação? O autor ainda vive? Escreveu outros livros? Onde nasceu?

5. Pergunte aos alunos por que eles acham que é importante fazer essa leitura do livro antes de ler á história. Esclareça que é assim que geralmente as pessoas escolhem livros para ler: baseando-se no autor de que gostam e cujos livros querem conhecer mais, ou que desconhecem, mas cujo tema ou título lhes chamou a atenção; na editora que costuma publicar livros interessantes; na indicação que receberam de alguém que conhece o livro, o autor ou a editora; entre outras coisas. Os alunos estão se formando leitores e precisam ter claro o mecanismo para escolher um livro, que podem guiá-los em suas próprias escolhas.



Atividades complementares ao longo do ano letivo 

Programe atividades de ida à biblioteca ao longo do ano, para escolha de outros livros, sempre justificando para a classe; para descoberta de outros livros, na biblioteca, dos autores que mais gostaram de ler; para verificação de outras informações existentes nos outros livros, além daquelas já sabidas. Eles verão que há muitos exemplares com orelhas – explore com eles o que contém a orelha do livro e a quarta-capa do livro.






Sugestão de atividade para explorar a quarta-capa de livro 

As informações que se encontram em uma quarta-capa variam conforme a edição. No entanto, costumam trazer um pequeno texto sobre o enredo da história, trechos da mídia ou, ainda, trechos do próprio livro. Às vezes, uma dessas informações vem junto com outra.

a) Peça aos alunos para ler diferentes quarta-capas e procurar esses três tipos de informação ou alguma outra (fotografia do autor, dados biográficos, outras obras do autor, etc.).

b) Anote os dados encontrados na lousa. Veja, juntamente com eles, os dados mais recorrentes nos livros analisados.

c) Discuta a diferença da quarta-capa dos livros recebidos (informações da editora sobre a coleção) e dos livros da biblioteca analisados.

d) Os alunos podem escrever uma outra quarta-capa para um dos livros que leram.

Trabalho semelhante pode ser feito com a orelha de livros

1) Na troca de livros entre eles, programe atividades em que os alunos deverão dizer para os colegas suas impressões sobre o livro que leram, se era o que imaginaram ou não, se o recomendam ou não.

2) Se houver condições, programe a elaboração de um pequeno livro com a sala:

• Que tipo de texto os alunos gostariam de publicar? Poemas, contos, crônicas, lendas, romance?

• Como será escrito? Quem irá escrever?

• Quem ilustrará?

• Quem fará a revisão de língua?

• Como se chamará a “editora”?

• O livro terá orelha? O que escreverão nela? Em que momento da elaboração do livro a orelha será escrita?

• O que escreverão na quarta-capa? Quando?

• Como será a pequena biografia que os autores colocarão no livro?

• O livro terá um custo? De quanto? Como farão para custear o livro e conseguir o material necessário?

• Terá um preço? De quanto? Será distribuído gratuitamente? Para quem?

PLANO DE AULA - CLEIDE


TEMA : MEIO AMBIENTE







Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, o trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.
O projeto de intervenção é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental e propõe informar, ao mesmo tempo, propiciar o saber fazer, incorporando hábitos e atitudes capazes de melhorar o meio em que vivemos.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL 

Construir conhecimentos gerais sobre a importância de se preservar o ambiente em que vivemos, pensando a forma de agir corretamente e conscientemente em relação ao ambiente que nos cerca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·          Reconhecer na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;

·           Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;

·          Refletir sobre o sistema de escrita , produzir palavras, frases e pequenos textos e ampliação do vocabulário.


PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES  

O plano de ação será desenvolvido em três aulas, sendo que no primeiro dia será trabalhado o que é o meio ambiente, no segundo dia os males que causamos a natureza e para encerrar o que devemos fazer para proteger o meio em que vivemos, contendo as seguintes atividades:

Tema “Meio Ambiente”

·          Problematizações ;
·          Leitura e interpretação de textos;
·          Conversas sobre o assunto;
·          Atividades de circular encontros vocálicos
·          Passeio ao redor da escola;
·          Música;
·          Vídeo de filme;
·          Jogos;
·          Tarefas para casa;
·          Texto Coletivo ;
·          Cartazes.


TEMA – MEIO AMBIENTE

Serão abordadas de  forma interdisciplinar as áreas de Língua Portuguesa,  História, Geografia,  Ciências Naturais ,e  Matemática e  sempre com ênfase  na alfabetização.


ASSUNTO

Estudaremos o tema Meio Ambiente  para conscientizar as crianças desde os anos iniciais do ensino fundamental da importância do conhecimento e preservação do meio ambiente  para o futuro do planeta.
No primeiro dia será feito a introdução e explicação sobre o meio ambiente, com visão em loco de algumas paisagens, no segundo dia será apresentado os principais  danos ao meio ambiente provocados pela ação do homem e no terceiro dia será discutido o  que e como fazer para preservar o meio ambiente. Serão abordados a oralidade ,  leitura, e o desenvolvimento da escrita.


INTRODUÇÃO

                O meio ambiente é o  que nos cerca, nos envolve, ou seja, o ar, o sol, a água, a terra/solo, os animais, as plantas e as pessoas. O homem faz parte do ambiente é seu dever viver em harmonia com ele e protegê-lo.

RECURSOS DIDÁTICOS
         
            Material impresso com atividades;
                Lápis de cor e de escrever;
                Aparelho de som;
                CD com música ;
                Aparelho de televisão e DVD;
                DVD com Filme : Pardinho;
                Cartolina;
                Revistas;
                Cola;
                Tesoura.

AVALIAÇÃO

Avaliar de forma diagnóstica observando a participação dos alunos, as escritas produzidas, o conhecimento do tema, a compreensão e a realização das atividades propostas. Realização de um trabalho final com a turma dividida em grupos onde serão confeccionados cartazes sobre o que os alunos entenderam sobre o tema proposto.

ORGANIZAÇÃO DA SALA

A sala ficará organizada em grupos para melhor aproveitamento e interação entre os alunos.


DESENVOLVIMENTO DA AULA 1

Inicia-se a aula com a seguinte problematização:

- O que é o Meio ambiente ? 

Ler o texto : O meio ambiente que nos cerca 

O meio ambiente é o que nos cerca, nos envolve, ou seja, o ar, a água, o sol, a terra/solo, os animais, as plantas e as pessoas. O homem faz parte do meio ambiente e é seu dever viver em harmonia com ele, bem como protegê-lo.
Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.Desta forma, vamos aprender e nos conscientizar da importância de proteger o meio em que  vivemos desde pequenos.
Fazer a leitura do texto junto com os alunos, fazendo perguntas  do tipo : o que é o meio ambiente para vocês ? e depois pedir a eles que circulem as palavras que representam as ideias principais do texto. Como : meio ambiente, ar, água, sol, terra, animais, plantas, homem, harmonia, proteger. 
                Conversar sobre o assunto, possibilitando aos alunos expor aquilo que sabem e vivenciam.
                Realizar a atividade 2 , onde terão que escrever os nomes dos elementos da natureza.
                Depois levar as crianças para dar um passeio em volta da escola, para poder ver o meio que nos cerca. Durante o passeio, conversar com as crianças sobre o tema tratado. Na volta, pedir que façam um desenho para ilustrar o que observaram e tentem escrever o nome dos elementos que encontraram.
                Realizar a atividade 4 , onde estudaremos os encontros vocálicos.
                A  atividade 5 , será trabalhado a disciplina de matemática.
                Atividade 6 : Agora vamos cantar a música da Minhoca e circular os encontros vocálicos 

                Para finalizar será solicitado uma tarefa para casa: Pedir aos alunos para trazerem e apresentarem em sala de aula. Pode ser feita com os vizinhos, pais, tios e outros familiares.
Escreva as atitudes que você considera que prejudicam o meio ambiente em que vivemos :

DESENVOLVIMENTO DA AULA  2     

Verificar  a tarefa do dia anterior .

Introdução ao assunto:

Problematização: Quais os danos  que causamos ao meio ambiente?

Inicia-se a aula com a Projeção em vídeo do filme: "Pardinho – Pardo sim, Sujo não” que será utilizado para iniciar a conversa sobre a destruição do meio ambiente, levando à reflexão sobre os danos  que o homem produz à natureza. Fazer perguntas como:
a)       O que assistimos no filme?
b)       Como era o nome do peixinho ?
c)       Quais os danos à natureza que aparece no filme?
d)       É legal destruir o meio ambiente ?

Atividade 7 : Matemática :  Pardinho precisa chegar até a nascente do rio e não sabe o caminho. Vamos ajudá-lo? Siga essas instruções e trace o caminho que Pardinho precisa percorrer.

Conversar com os alunos sobre as consequencias da ação do homem à natureza a partir do texto abaixo:
As consequencias da ação do homem para a natureza:
        
O homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Ele polui o ar, contamina a água, devasta florestas. Aqui em nossa cidade por exemplo, a escola está situada num bairro industrial, onde tem grandes empresas que dão muitos empregos , mas também causam  poluição e prejudicam o meio ambiente. As cidades são ambientes construídos pelo ser humano. Elas são consideradas ambientes transformados, pois o ser humano, ao ocupar um ambiente, corta árvores,  cultiva o solo. Além disso, derruba montanhas e constrói pontes, estradas, ruas, casas e edifícios. Assim, com o passar do tempo, ele transforma  a natureza, reorganiza os espaços e dá origem às cidades. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas. Contaminam a água e o solo.  E como fica a natureza no meio de tanta sujeira?
Hora de brincar... vamos brincar do jogo do Bingo da natureza. Escrever em um papel as palavras :
POLUIÇÃO       ÁGUA        AR      LIXO
Serão sorteadas  letras do alfabeto e os alunos vão marcar as que aparecem nas palavras que escreveu. Ganha quem riscar primeiro todas as letras das palavras
Realizar a atividade 8 somar as letras para formar os encontros vocálicos. 
      Na atividade 9 serão apresentadas algumas imagens e perguntado o que essas imagens representam ..                               
                E na tarefa para casa perguntar aos pais : O que podemos fazer para proteger o meio ambiente ? 

DESENVOLVIMENTO DA AULA 3  

Introdução ao assunto :
Problematização: O que devemos fazer para proteger o meio ambiente?
                Comentar a tarefa de casa, dar início a aula  com a   música  Herdeiros do Futuro de Toquinho.   
                Conversar com alunos sobre a música para ver se eles entenderam o sentido e a mensagem que ela apresenta.
Quem são os herdeiros do futuro?
Será que no futuro haverá flores, peixes, árvores ?
                Realizar a atividade 10 – Distribuir um cartãozinho do Amigo Planeta para eles pintarem, lerem e carregarem  consigo, para demonstrar que são protetores da  natureza.  
Ler o texto abaixo, explicando aos alunos o que podemos fazer para preservar o meio ambiente.
 Como ajudar ??
A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada pessoa.
Deveres  dos governantes:
-Tratamento de esgoto;
-Transporte Coletivo
- Fiscalização das industrias
- Criação de parques e praças com muito verde
Deveres do cidadão:
-Separar o lixo para ser reciclado;                                        
- Não sujar as ruas e lugares públicos;
- Utilizar transportes coletivos;
- Não pisar na grama;
- Não destruir as árvores;
- Economizar água
                Na atividade 11, após conversar com as crianças sobre a coleta seletiva do lixo realizar uma atividade para mostar aos alunos o que se deve jogar em cada lixeira e pedir para eles escreverem.  
                Na atividade 12, para melhor fixação do tema pedir para os alunos desenharem as lixeiras da coleta seletiva em um papel, colorindo e escrevendo o que se deve jogar em cada lixeira. Sempre enfatizando a importância da separação do lixo. Fazer uma gincana de separação de lixo, recortando imagens de revistas de papel, plástico, vidro e metal e colocando os objetos em suas respectivas lixeiras.(ANEXO A).
Utilizar os textos acima e o recurso de tempestade de ideias: fazer com que os alunos respondam sobre as ações maléficas ao meio ambiente e realizar o registro de ideias no quadro. Conversar com os alunos sobre que medidas podemos utilizar para amenizar os impactos ao meio ambiente. Exemplos: redução e  separação do lixo, diminuição da poluição, menos carros nas ruas, fiscalização intensa nas fábricas, entre outras. Registrar as medidas, produzindo cartazes, colocando imagens e figuras pertinentes. Essa produção poderá ser exposta em sala ou pela escola, como finalização  do projeto de intervenção.
           






ALUNA -------------------------- JOCE

Tecnologia na Educação
Curso Tecnologias na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC

ALUNA: JOCEMARI KARACHISNKI
UNIDADE I
 O que é ser professor hoje?
   Quem sou como professor e aprendiz?
Nos dias de hoje ser professor é viver em constantes tranformações, tudo ao nosso redor muda muito rápido, um exemplo é a tecnologia que está tão presente em nosso dia a dia . Somos responsáveis pela educação das futuras gerações , cabe a nós saber filtar essas diversas informações que nossos alunos tem acesso e lhes mostrar como a tecnologia usada  de maneira responsável irá auxiliá-los na escola e na vida

Segue  um link que conceitua o que é ser professor :
 
 
 UNIDADE II


           INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA


Nesta unidade começamos a exploração de alguns dos principais aspectos de linguagem e formas de registro que definem como navegamos na internet.
O hipertexto é uma ferramento muito interessante, podem ser lidos de muitas formas diferentes e em muitas ordens diferentes, várias palavras ou expressões. A internet é uma ferramenta muito ampla, abrange todos od tipos de conteúdos, imagens e vídeos.      
 
Reflexão sobre ser professor

Afinal de contas, por que somos educadores e educadoras? Por que dedicamos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada, entremeada de percalços?

Tenho uma suspeita: por causa da paixão. Paixão pelo quê? Por ganhar pouco, trabalhar muito, e toda noite querer desistir, e no dia seguinte, de manhãzinha estar, de novo, na escola? Vinte, trinta (aposenta e volta) quarenta ou mais anos na profissão, alimentando o corpo docente nas reuniões movidas a café, e bolacha?

Não. Paixão por uma idéia irrecusável, gente foi feita para ser feliz. E esse é nosso trabalho. Não só nosso, mas também nosso. Paixão pela inconformidade de as coisas serem como são; paixão pela derrota da desesperança; paixão pela idéia de, procurando tornar as pessoas melhores, melhorar a si mesmo ou mesma; paixão, em suma, pelo futuro.


Tecnologia na Educação
Curso Tecnologias na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC

ALUNA: JOCEMARI KARACHINSKI
UNIDADE I
 O que é ser professor hoje?
   Quem sou como professor e aprendiz?
Nos dias de hoje ser professor é viver em constantes tranformações, tudo ao nosso redor muda muito rápido, um exemplo é a tecnologia que está tão presente em nosso dia a dia . Somos responsáveis pela educação das futuras gerações , cabe a nós saber filtar essas diversas informações que nossos alunos tem acesso e lhes mostrar como a tecnologia usada  de maneira responsável irá auxiliá-los na escola e na vida

Segue  um link que conceitua o que é ser professor hoje: http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm


                                  UNIDADE II


           INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA


Nesta unidade começamos a exploração de alguns dos principais aspectos de linguagem e formas de registro que definem como navegamos na internet.
O hipertexto é uma ferramento muito interessante, podem ser lidos de muitas formas diferentes e em muitas ordens diferentes, várias palavras ou expressões. A internet é uma ferramenta muito ampla, abrange todos od tipos de conteúdos, imagens e vídeos.


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Reflexão sobre ser professor

Afinal de contas, por que somos educadores e educadoras? Por que dedicamos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada, entremeada de percalços?

Tenho uma suspeita: por causa da paixão. Paixão pelo quê? Por ganhar pouco, trabalhar muito, e toda noite querer desistir, e no dia seguinte, de manhãzinha estar, de novo, na escola? Vinte, trinta (aposenta e volta) quarenta ou mais anos na profissão, alimentando o corpo docente nas reuniões movidas a café, e bolacha?

Não. Paixão por uma idéia irrecusável, gente foi feita para ser feliz. E esse é nosso trabalho. Não só nosso, mas também nosso. Paixão pela inconformidade de as coisas serem como são; paixão pela derrota da desesperança; paixão pela idéia de, procurando tornar as pessoas melhores, melhorar a si mesmo ou mesma; paixão, em suma, pelo futuro.

Nosso "Negócio é o futuro"

Benitacio Antonio da Silva


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