PLANEJAMENTO
TEMA – METAMORFOSE DA BORBOLETA
TURMA – 1º ANO/09
PROFESSORAS – ANGELITA E CHRISTIANNE
OBJETIVOS:
- INCENTIVAR O GOSTO PELAS ESTÓRIAS INFANTIS
- CONHECER E VALORIZAR ESCRITORES BRASILEIROS – RUTH ROCHA
- CONHECER A ESTÓRIA “PRIMAVERA DA LAGARTA”
- REALIZAR A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DE DESENHO
- CONHECER O PROCESSO DA METAMORFOSE DA BORBOLETA
- CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE MATAR AS LAGARTAS
- ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DA BORBOLETA
- REALIZAR O REGISTRO DO DOCUMENTÁRIO ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA
- DECORAR A SALA DE AULA COM BORBOLETAS, FLORES E PÁSSAROS, DESENVOLVENDO ASSIM O GOSTO PELAS ARTES PLÁSTICAS
- REALIZAR UMA PESQUISA A RESPEITO DA CAÇA ÀS BORBOLETAS PARA FINS LUCRATIVOS (ATIVIDADE PARA CASA)
ESTRATÉGIAS – INICIAREMOS A AULA DESENVOLVENDO A ATIVIDADE COM O BAÚ MÁGICO NA RODA DA CONVERSA, ONDE DENTRO DO MESMO ESTARÁ O LIVRO DE RUTH ROCHA INTITULADO “PRIMAVERA DA LAGARTA”. DEPOIS DE TODOS TENTAREM ADIVINHAR O CONTEÚDO DO BAÚ, A PROFESSORA FARÁ A LEITURA COMPARTILHADA. E NA SEQUÊNCIA FAREMOS UMA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, PRIMEIRAMENTE DE FORMA ORAL E DEPOIS COM ALGUNS REGISTROS:
ENTENDENDO MELHOR O TEXTO
QUAL O NOME DA ESTÓRIA?
........................................................................................................................
QUEM ESCREVEU?
.......................................................................................................................
QUAL ANIMAL ESTAVA SENDO PERSEGUIDO PELOS OUTROS?
......................................................................................................................
EM QUE SE TRANSFORMOU A LAGARTA?
....................................................................................................................
DESENHE A PARTE DA ESTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:
EM SEGUIDA A PROFESSORA LANÇA O QUESTIONAMENTO:
COMO NASCEM AS BORBOLETAS? DA LAGARTA? VAMOS VER COMO ISSO ACONTECE?
IREMOS, ENTÃO ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS E FAREMOS O REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHOS E ESCRITA:
NESTE PRIMEIRO VIDEO, MOSTRAREMOS A METAMORFOSE COMO REALMENTE ACONTECE.
E NESTE OUTRO A ANIMAÇÃO COM MASSINHA, PARA FACILITAR O REGISTRO QUE FAREMOS NA SEQUÊNCIA.
E DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS, IREMOS REALIZAR A SEGUINTE ATIVIDADE PARA CASA:
QUERIDA FAMÍLIA
ESTAMOS ESTUDANDO NA ESCOLA AS BORBOLETAS, E PARA COMPLEMENTAR NOSSAS ATIVIDADES SOLICITAMOS QUE VOCÊS PESQUISEM JUNTO COM SEU(A) FILHO(A) SOBRE O USO COMERCIAL DAS BORBOLETAS PARA FINS DECORATIVOS. ESTA PRÁTICA AINDA EXISTE NOS DIAS ATUAIS? QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS ENQUANTO FAMÍLIA A RESPEITO DESTA PRÁTICA? CONVERSEM E SOLICITEM QUE SEU(A) FILHO(A) REGISTRE ABAIXO COMO ELE SOUBER. DEPOIS, PEÇA PARA ELE(A) LER E REGISTRE ABAIXO O PENSAMENTO, A IDEÍA DELE(A). BOA ATIVIDADE!
ESTA ATIVIDADE SERÁ SOCIALIZADA NA AULA SEGUINTE, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL DOS ALUNOS.
E PARA ENCERRARMOS AS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS IREMOS DECORAR A SALA DE AULA PARA A CHEGADA DA PRIMAVERA, FAREMOS BORBOLETAS COM CREPOM, PÁSSAROS DE DOBRADURA E FLORES DE RECORTE E COLAGEM, CONFORME MODELOS EM ANEXO.