Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plano de Aula - Metamorfose das Borboletas

PLANEJAMENTO
TEMA – METAMORFOSE DA BORBOLETA
TURMA – 1º ANO/09
PROFESSORAS – ANGELITA E CHRISTIANNE
OBJETIVOS:
- INCENTIVAR O GOSTO PELAS ESTÓRIAS INFANTIS
- CONHECER E VALORIZAR ESCRITORES BRASILEIROS – RUTH ROCHA
- CONHECER A ESTÓRIA “PRIMAVERA DA LAGARTA”
- REALIZAR A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DE DESENHO
- CONHECER O PROCESSO DA METAMORFOSE DA BORBOLETA
- CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE MATAR AS LAGARTAS
- ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DA BORBOLETA
- REALIZAR O REGISTRO DO DOCUMENTÁRIO ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA
- DECORAR A SALA DE AULA COM BORBOLETAS, FLORES E PÁSSAROS, DESENVOLVENDO ASSIM O GOSTO PELAS ARTES PLÁSTICAS
- REALIZAR UMA PESQUISA A RESPEITO DA CAÇA ÀS BORBOLETAS PARA FINS LUCRATIVOS (ATIVIDADE PARA CASA)

ESTRATÉGIAS – INICIAREMOS A AULA DESENVOLVENDO A ATIVIDADE COM O BAÚ MÁGICO NA RODA DA CONVERSA, ONDE DENTRO DO MESMO ESTARÁ O LIVRO DE RUTH ROCHA INTITULADO “PRIMAVERA DA LAGARTA”. DEPOIS DE TODOS TENTAREM ADIVINHAR O CONTEÚDO DO BAÚ, A PROFESSORA FARÁ A LEITURA COMPARTILHADA. E NA SEQUÊNCIA FAREMOS UMA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, PRIMEIRAMENTE DE FORMA ORAL E DEPOIS COM ALGUNS REGISTROS:



ENTENDENDO MELHOR O TEXTO

QUAL O NOME DA ESTÓRIA?
........................................................................................................................

QUEM ESCREVEU?
.......................................................................................................................

QUAL ANIMAL ESTAVA SENDO PERSEGUIDO PELOS OUTROS?
......................................................................................................................

EM QUE SE TRANSFORMOU A LAGARTA?
....................................................................................................................

DESENHE A PARTE DA ESTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:




EM SEGUIDA A PROFESSORA LANÇA O QUESTIONAMENTO:
COMO NASCEM AS BORBOLETAS? DA LAGARTA? VAMOS VER COMO ISSO ACONTECE?
IREMOS, ENTÃO ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS E FAREMOS O REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHOS E ESCRITA:


NESTE PRIMEIRO VIDEO, MOSTRAREMOS A METAMORFOSE COMO REALMENTE ACONTECE.


E NESTE OUTRO A ANIMAÇÃO COM MASSINHA, PARA FACILITAR O REGISTRO QUE FAREMOS NA SEQUÊNCIA.
E DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS, IREMOS REALIZAR A SEGUINTE ATIVIDADE PARA CASA:

QUERIDA FAMÍLIA
ESTAMOS ESTUDANDO NA ESCOLA AS BORBOLETAS, E PARA COMPLEMENTAR NOSSAS ATIVIDADES SOLICITAMOS QUE VOCÊS PESQUISEM JUNTO COM SEU(A) FILHO(A) SOBRE O USO COMERCIAL DAS BORBOLETAS PARA FINS DECORATIVOS. ESTA PRÁTICA AINDA EXISTE NOS DIAS ATUAIS? QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS ENQUANTO FAMÍLIA A RESPEITO DESTA PRÁTICA? CONVERSEM E SOLICITEM QUE SEU(A) FILHO(A) REGISTRE ABAIXO COMO ELE SOUBER. DEPOIS, PEÇA PARA ELE(A) LER E REGISTRE ABAIXO O PENSAMENTO, A IDEÍA DELE(A). BOA ATIVIDADE!

ESTA ATIVIDADE SERÁ SOCIALIZADA NA AULA SEGUINTE, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL DOS ALUNOS.
E PARA ENCERRARMOS AS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS IREMOS DECORAR A SALA DE AULA PARA A CHEGADA DA PRIMAVERA, FAREMOS BORBOLETAS COM CREPOM, PÁSSAROS DE DOBRADURA E FLORES DE RECORTE E COLAGEM, CONFORME MODELOS EM ANEXO.









Portifolio-Vanderleia

TEMA: Estação das FloresDURAÇÃO: Setembro a Novembro PÚBLICO ALVO: Pré II
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.


 
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.


 
Desenvolvimento da atividade
- Com a voz da Eliana ouvinos a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças foram  vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também foi uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)
- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um foi para o painel.
- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amaram.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.


                             Hipertexto


ISTO TUDO:Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, íconesRoland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão.

ser professor

Ser Professora é muito mais do que transmitir o conhecimento. É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir. É agir com simplicidade, com companheirismo, está sempre disposto a te ajudar a qualquer hora , enfim todas essas características se resume em você, não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora e sim uma grande AMIGA. ser professora

Portfólio - Célia Kerecz Ferreira Martins

1ª Unidade
Tecnologia na Escola
Em nosso cotidiano nos deparamos com situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações em nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

A Aprendizagem
É importante entender a aprendizagem como uma atividade contínua, estendendo-se ao longo da vida.

Identidade do Professor
Atualmente ser professor é mais complexo do que foi no passado, pois, tem que lidar não só com alguns saberes, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.

2ª Unidade
Contextualização – Introdução ao tema Internet
Navegar a deriva na internet talvez seja uma boa forma de descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis. Surpreendemos-nos com o que encontramos e aprendemos muito.

As Linguagens da Internet - O Hipertexto
Para compreender o que é hipertexto são vários os conceitos e através dos links é possível sair do texto e voltar ao mesmo sempre que quiser aprofundar seu conhecimento sobre algum tópico ou encontrar alguma informação rápida sobre algo mencionado no texto.