Ministério da Educação
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
PROJETO
“SEGURANÇA NA
INTERNET E VIOLÊNCIA
VIRTUAL”
Por: EMILIANA ANDRZEJEWSKI
LENITA KRUL
TECNOLOGIAS DE REDE
A Internet é uma ferramenta útil e eficaz, pois contribui para a disseminação de informações de uma forma veloz e surpreendente, permitindo assim a interatividade. O uso dos recursos tecnológicos vem crescendo de forma acelerada e abusiva, o que se torna um problema, porque crianças, jovens e adultos não abrem mão do uso das tecnologias, que trazem muitos benefícios, praticidade e variedade de serviços, porém, com todas essas qualidades, veio também o perigo, que pode estar dentro de casa, do outro lado do monitor.
SEGURANÇA NA INTERNET
Pensando na segurança e qualidade de vida dos nossos alunos, apresentaremos um trabalho de conscientização referente aos benefícios e malefícios desta rede mundial: a internet. Este projeto é para ajudar as pessoas a navegar de forma mais segura, com materiais disponíveis na internet realizando apenas uma adaptação e uma melhor maneira para abordar qualquer tema trabalhado.
VIOLÊNCIA VIRTUAL
Com a facilidade ao seu acesso tem crescido a quantidade de crianças que acessam a rede. Como algumas pessoas consideram a Internet como um território livre, o conteúdo muitas vezes torna-se inadequado a elas. Dessa forma, crianças têm acesso à pornografia, violência e muitas vezes são vítimas de assédio sexual e “cyberbulling” (receber xingamentos, provocações e humilhações virtuais).
n Orientação com dicas de segurança para crianças e adolescentes na internet (Portal da Família).
http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/dicas-para-as-criancas-e-jovens-na-internet-4469190.html
n Palestras Educativas;
n Cartilha virtual: “O uso responsável da internet”( www.gvt.com.br )
n Site interessante: “Movimento Criança Segura”
n Revista Nova Escola: junho/julho de 2010;
n Imagens retiradas da internet;
TECNOLOGIAS X ENSINO-APRENDIZAGEM
A criança aprende o tempo todo, mas não necessariamente aquilo que os pais e professores tentam ensinar-lhes de forma intencional. A relação ensino-aprendizagem nem sempre é linear e direta, nem tudo que se ensina se aprende, e às vezes aprendem-se coisas que não se pretendem ensinar. E nada mais enriquecedor do que propor atividades criativas e desafiadoras.
A era do conhecimento passa a exigir uma qualificação que não é mais a simples acumulação de conhecimentos, mas a capacidade de buscar e analisas informações cada vez mais complexas e que se multiplicam muito mais rápido em nossa sociedade.
É inegável a influência das tecnologias em nosso cotidiano, na prática educacional. A rapidez com que a tecnologia evolui, é realmente de difícil mensuração, porque ela causa uma verdadeira revolução nas relações em nossa sociedade. Os recursos tecnológicos podem ser um instrumento facilitador na sala de aula e não é pelo seu avanço que se prescindirá do professor e de seu importante papel na educação. No entanto, faz-se necessário analisar de forma crítica os benefícios que esses recursos, podem trazer a prática pedagógica.
Há que se buscar, portanto, novas atitudes e posturas e, tanto professor, quanto alunos, devem se adaptar as exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.
Diante dessas mudanças e inovações tecnológicas, o papel do papel do professor também se altera precisando se adaptar ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos.
TECNOLOGIAS X EDUCAÇÃO
Quando se fala em tecnologia na educação, logo se pensa em computadores, internet..., mas estamos muito enganados, pois não é somente isso.
Nesse processo o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo adaptado com a sociedade tecnológica é imprescindível.
TECNOLOGIAS X PROFESSOR
O professor nessa nova perspectiva deve contribuir ao processo de ensino e de aprendizagem trazendo avanços substanciais à mudança da escola, adaptando sua linguagem e formas de representar o conhecimento.
TECNOLOGIAS X PRÁTICAS
É inegável a influência das tecnologias em nosso cotidiano e na prática educacional. A aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que promovam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
PLANEJAMENTO DE AULA
TEMA: DIA DA ÁRVORE
INTRODUÇÃO
O dia da árvore é uma oportunidade para realizar ações de conscientização do meio ambiente, já que elas são muito importantes para a vida na Terra e seu equilíbrio.
O dia da árvore é uma oportunidade para realizar ações de conscientização do meio ambiente, já que elas são muito importantes para a vida na Terra e seu equilíbrio.
TAREFAS
- Conhecer o rio que abastece a cidade;
- Adotar uma muda e plantar próximo a esse rio;
- Pesquisar gravuras e montar um mural com vários tipos de árvores;
- Fazer uma relação com os benefícios da árvore.
- Conhecer o rio que abastece a cidade;
- Adotar uma muda e plantar próximo a esse rio;
- Pesquisar gravuras e montar um mural com vários tipos de árvores;
- Fazer uma relação com os benefícios da árvore.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados o interesse em sala de aula, a criatividade, capricho, desempenho e o respeito para com o meio ambiente.
Serão avaliados o interesse em sala de aula, a criatividade, capricho, desempenho e o respeito para com o meio ambiente.
CONCLUSÃO
Ao concluir este planejamento com atividades relacionadas ao dia da árvore, o aluno deverá criar uma consciência sobre a responsabilidade de preservar a natureza, sobre a necessidade de plantar mais árvores e evitar desmatamentos e queimadas, pois isso é qualidade de vida. E cuidar do meio ambiente deve fazer parte do nosso cotidiano.
Ao concluir este planejamento com atividades relacionadas ao dia da árvore, o aluno deverá criar uma consciência sobre a responsabilidade de preservar a natureza, sobre a necessidade de plantar mais árvores e evitar desmatamentos e queimadas, pois isso é qualidade de vida. E cuidar do meio ambiente deve fazer parte do nosso cotidiano.