Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ministério da Educação
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado


PROJETO


“SEGURANÇA NA
INTERNET E VIOLÊNCIA
VIRTUAL”



Por: EMILIANA ANDRZEJEWSKI
LENITA KRUL
TECNOLOGIAS DE REDE

           A Internet é uma ferramenta útil e eficaz, pois contribui para a disseminação de informações de uma forma veloz e surpreendente, permitindo assim a interatividade. O uso dos recursos tecnológicos vem crescendo de forma acelerada e abusiva, o que se torna um problema, porque crianças, jovens e adultos não abrem mão do uso das tecnologias, que trazem muitos benefícios, praticidade e variedade de serviços, porém, com todas essas qualidades, veio também o perigo, que pode estar dentro de casa, do outro lado do monitor.


SEGURANÇA NA INTERNET


Pensando na segurança e qualidade de vida dos nossos alunos, apresentaremos um trabalho de conscientização referente aos benefícios e malefícios desta rede mundial: a internet. Este projeto é para ajudar as pessoas a navegar de forma mais segura, com materiais disponíveis na internet realizando apenas uma adaptação e uma melhor maneira para abordar qualquer tema trabalhado.


VIOLÊNCIA VIRTUAL

Com a facilidade ao seu acesso tem crescido a quantidade de crianças que acessam a rede. Como algumas pessoas consideram a Internet como um território livre, o conteúdo muitas vezes torna-se inadequado a elas. Dessa forma, crianças têm acesso à pornografia, violência e muitas vezes são vítimas de assédio sexual e “cyberbulling” (receber xingamentos, provocações e humilhações virtuais).


n      Orientação com dicas de segurança para crianças e adolescentes na internet (Portal da Família).

n      Palestras Educativas;

n      Cartilha virtual: “O uso responsável da internet”( www.gvt.com.br )


n      Site interessante:       “Movimento Criança Segura”
                                (http://www.criancamaissegura.com.br/index.php)

n      Revista Nova Escola: junho/julho de 2010;

n      Imagens retiradas da internet;


n      www.gvt.com.br


TECNOLOGIAS X ENSINO-APRENDIZAGEM

A criança aprende o tempo todo, mas não necessariamente aquilo que os pais e professores tentam ensinar-lhes de forma intencional. A relação ensino-aprendizagem nem sempre é linear e direta, nem tudo que se ensina se aprende, e às vezes aprendem-se coisas que não se pretendem ensinar. E nada mais enriquecedor do que propor atividades criativas e desafiadoras.
A era do conhecimento passa a exigir uma qualificação que não é mais a simples acumulação de conhecimentos, mas a capacidade de buscar e analisas informações cada vez mais complexas e que se multiplicam muito mais rápido em nossa sociedade.
É inegável a influência das tecnologias em nosso cotidiano, na prática educacional. A rapidez com que a tecnologia evolui, é realmente de difícil mensuração, porque ela causa uma verdadeira revolução nas relações em nossa sociedade. Os recursos tecnológicos podem ser um instrumento facilitador na sala de aula e não é pelo seu avanço que se prescindirá do professor e de seu importante papel na educação. No entanto, faz-se necessário analisar de forma crítica os benefícios que esses recursos, podem trazer a prática pedagógica.
Há que se buscar, portanto, novas atitudes e posturas e, tanto professor, quanto alunos, devem se adaptar as exigências de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.
Diante dessas mudanças e inovações tecnológicas, o papel do papel do professor também se altera precisando se adaptar ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos.


TECNOLOGIAS X EDUCAÇÃO

Quando se fala em tecnologia na educação, logo se pensa em computadores, internet..., mas estamos muito enganados, pois não é somente isso.
                   Nesse processo o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo adaptado com a sociedade tecnológica é imprescindível.


TECNOLOGIAS X PROFESSOR

O professor nessa nova perspectiva deve contribuir ao processo de ensino e de aprendizagem trazendo avanços substanciais à mudança da escola, adaptando sua linguagem e formas de representar o conhecimento.

TECNOLOGIAS X PRÁTICAS

É inegável a influência das tecnologias em nosso cotidiano e na prática educacional. A aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói  na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que promovam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.






PLANEJAMENTO DE AULA

TEMA: DIA DA ÁRVORE



INTRODUÇÃO
O dia da árvore é uma oportunidade para realizar ações de conscientização do meio ambiente, já que elas são muito importantes para a vida na Terra e seu equilíbrio.


TAREFAS
- Conhecer o rio que abastece a cidade;
- Adotar uma muda e plantar próximo a esse rio;
- Pesquisar gravuras e montar um mural com vários tipos de árvores;
- Fazer uma relação com os benefícios da árvore.


AVALIAÇÃO
Serão avaliados o interesse em sala de aula, a criatividade, capricho, desempenho e o respeito para com o meio ambiente.



CONCLUSÃO
Ao concluir este planejamento com atividades relacionadas ao dia da árvore, o aluno deverá criar uma consciência sobre a responsabilidade de preservar a natureza, sobre a necessidade de plantar mais árvores e evitar desmatamentos e queimadas, pois isso é qualidade de vida. E cuidar do meio ambiente deve fazer parte do nosso cotidiano.



PORTFÓLIO: Lindacir A. S. J.


Quarta- feira, 23 de novembro de 2011.

PORTFÓLIO: Lindacir A. S. J.

WEBQUEST

A webquest,  é uma ferramenta tecnológica e ao mesmo tempo uma atividade didática para os professores. Para desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. Desse modo, as WebQuest utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.

HIPERTEXTO

Hipertexto é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação e é também o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

O QUE É SER PROFESSOR HOJE

Ser professor hoje é simplesmente procurar ser sempre melhor do que já foi, é estar preparado para a tecnologia e acompanhar todas as mudanças trazidas por ela, é estar sempre se aperfeiçoando para tornar os alunos em alunos curiosos, críticos e pensantes.  Afinal de contas, somos educadores, por que dedicamos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada. Somos responsáveis pela educação das futuras gerações, cabem a nós saber filtrar essas diversas informações que nossos alunos tem acesso e lhes mostrar como a tecnologia usada  de maneira responsável irá auxiliá-los na escola e na vida.

Portfólio: Cláudia S. M.

Quarta -feira, 23 de novembro de 2011
Portfólio: Cláudia S. M.

Webquest

A webquest é uma ferramenta bem moderna para essa nova era, a era da tecnologia e que pode ser muito útil para nós professores. Mas o mesmo precisa estar muito bem preparado para poder utilizá-la, pois se ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, deve estimular a pesquisa, que é o foco na educação hoje, despertar nele a curiosidade, para que ele próprio vá a busca de informações para que possa produzir o seu conhecimento. Isto é, dando caminhos para que o aluno possa buscar esses conhecimentos. A webquesr é um ambiente bem interativo e motivador de aprendizagem, onde  professor estará levando a informática até o aluno e não o aluno até a informática, um novo jeito de utilizar a internet, esse recurso tão importante para a educação nos dias atuais. Aprender e desenvolver uma webquest foi muito legal e interessante, espero poder um dia trabalhar dessa maneira com os alunos.

Hipertexto

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. Clicando com o``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' . O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60


A sociedade e a tecnologia

Vivemos  em uma sociedade globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia. É preciso que todos os envolvidos com a escola tenham acesso a ela e mesmo de fora dela, que percebam a importância de aprender e ensinar fazendo uso das tecnologias na educação, pois as aulas ficam bem mais interessantes e despertam mais o interesse dos alunos, pois eles estão cada vez mais informatizados. A comunidade escolar deve estar atenta a essas novas transformações e acompanhá-las, para melhor inserção nesta sociedade que se mostra cada vez mais excludente. O papel do professor é essencial para o uso das Novas Tecnologias como mais uma rica e poderosa ferramenta na sala de aula. Cabe a nós sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias e nos manter atualizados participando de cursos e nos reciclando a medida do possível. Acredito que é um desafio muito grande para o professor poder acompanhar todas essas evoluções tecnológicas , acho muito importante o professor estar sempre estudando e se aperfeiçoando para  melhorar sua prática docente.
Houve uma evolução social e o que as “Tecnologias” nos trazem de especial, é a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo. Esta evolução tecnológica possibilita também uma análise e uma avaliação no processo Ensino-Aprendizagem. Adquire-se um olhar mais abrangente, ou seja, o envolvimento de novas formas de ensinar, de aprender e de desenvolver um currículo mais condizente com a sociedade tecnológica

O que é ser professor hoje

Ser professor hoje é ser um eterno estudante, ou seja, um eterno aprendiz,      pois, a cada dia ele precisa se adaptar as novas TIC`s as quais ja fazem parte do nosso dia a dia .O conhecimento é reciclado dando origem a novas descobertas enriquecendo aprendizagem.  Ser professor nos dias atuais é uma responsabilidade muito grande. Precisamos estar o tempo todo refletindo sobre nossa prática, sobre nossos objetivos, nossas metodologias. Em relação aos canais de aprendizagem de cada aluno/criança, temos as mídias como um grande potencializador destes canais. Por isso, o professor, deve estar constantemente se atualizando, pesquisando e trazendo para a sala de aula as novidades que a mídia nos trás a todo o momento.