Portfólio – Rita Soethe
Durante esse período do curso estivemos em contato novas TICs, que possibilitaram entrar em um mundo novo, com muitas maneiras de utilizar as tecnologias em nosso favor, abrindo portas para pesquisa, informação e novas maneiras de trabalhar em sala de aula, entrando no “tempo” do aluno, essa geração nativa dessas formas de comunicação e com ela poder trocar ideias e orientar trabalhos efetivando a aprendizagem significativa, tornando as aulas a frente da pedagogia comumente utilizada em nossas salas de aula.
Me deliciei entrando em páginas de muita gente que utiliza formas bacanas de trabalhar assunto muitas vezes, sem muito atrativo de forma normal de apresentá-lo.
É um mundo interessante, novo e muito divertido, se aliarmos tecnologias de informação com a bagagem que trazemos como profissionais da educação.
WEBQUEST
Acredito que a webquest, por ser uma ferramenta moderna dentro das TICs, pode ser além de interessante , muito útil. Entretanto, o professor deve estar muito preparado para poder utilizá-la, pois se ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, deve estimular a pesquisa, que é o que nosso aluno carece, de despertar nele a curiosidade, para que ele próprio vá a busca de informações para que possa produzir o seu conhecimento.
Dessa maneira, o professor ao propor um tema inicial, deverá ter um objetivo claro, disponibilizando links interessantes , isto é, dando caminhos para que o aluno possa buscar. Além do mais, deverá ter tarefas interessantes que possa nortear a pesquisa.
Criando um ambiente interativo e motivador de aprendizagem, o professor estará enfim, deixando de apenas "levar o aluno à sala de informática" , criando com isso formas de utilizar a internet, esse recurso tão importante, de maneira inteligente e criativa.
O mais legal é que a webquest dispensa uso de qualquer software e pode ser trabalhado no ambiente escolar, onde tem computadores disponíveis concetados à internet.
Ao voltar a sala de aula, com certeza, farei uso desse recurso, achei muito bacana mesmo.
Fonte: http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1802 Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm? pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
Minhas Condiderações sobre Hipertexto
De fato, ao procurar o que é um hipertexto no Google, encontrei um número muito grande de links que versava sobre o assunto: nada menos do que 490.000...ufa!!!, é muito mesmo.
Li o que falava sobre ele em alguns, porém achei melhor o que encontrei na Wikipédia. Ali a leitura foi tranquila e com muitos hiperlinks, o que possibilitou a compreensão de outras palavras que o definiam, bem como curiosidades em seu histórico.
Não imaginava que era tão antigo e tão atual.
Antes de pesquisar sobre isso, acreditava que hipertexto era tão somente coisa da atualidade, dentro da tecnologia de informação.
Porém, agora, compreendo-o de uma outra maneira e muito mais interessante.
O que gostaria de enfatizar é que, ao acessar o hipertexto, nos é colocada uma série de possibilidades, o que amplia a pesquisa e esclarece tudo o que , por exemplo, em uma enciclopédia escrita de maneira tradicional, teríamos mais dificuldades para conseguir.
Como coloca o autor, na educação , o hipertexto possibilita a pesquisa e a produção textual integrada, pois ao buscar as informações, os usuários participam ativamente do processo na busca do conhecimento.
Ao acessar os links do hipertexto, caminhei pela história, filosofia, informática, enfim, naveguei de maneira multidisciplinar em busca de um conceito.
Essa ampliação da pesquisa nessa busca, me valeu por muitas outras dúvidas, além de me agregar diferentes informações as quais não imaginava estarem associadas.
O que entendi sobre hipertexto : É uma ferramenta disponível que possibilita a ampliação da pesquisa, através dos hiperlinks colocados no corpo do texto, o que me dá mais opção de entendimento, caso eu tenha disponibilidade de querer aprender além daquilo que me propus. O hipertexto não é algo tão novo, de acordo com seu histórico, já se fazia isso na antiguidade, no tempo do copistas, porém de maneira muito mais rudimentar e dificultosa, já que não dispunham de tecnologias de informação mais acessíveis e mais populares. Portanto, essa ferramenta de pesquisa abre múltiplas possibilidades a partir de uma pesquisa, navegar livremente buscando informações de maneira diversas e com isso, construindo um conhecimento mais elaborado sobre o tema que se deseja aprofundar. |
Fonte: http://aprendizagens.pbworks.com/w/page/13491705/Helena%20
Video hipertextualidad (Alexandra Bertolaccini) Youtube
A interação é um elemento presente no processo, mudando completamente o processo de leitura e escrita, pois pode-se brincar com as palavras, adicionar imagens, visualizar outras possibilidades que não nos seriam permitidas pelas leituras habituais dos livros comuns.
O hipertexto afeta sobremaneira a forma como aprendemos e como ensinamos, pois foge do padrão normal e aumenmta o leque de possibilidades de aprender de outras formas.
Trabalhando com hipertexto, saimos da coisa comum, para algo mais animado, mais visual e sinceramente, aquilo que agrada aos nossos olhos, captamos mais facilmante em nosso cérebro.
Nos desperta a curiosidade de irmos além do que procuramos, quando encontramos diante de nós, link, com cor diferente, claro que aguça a nossa curiosidade.
Enfim, muito mais do que uma pesquisa, é uma viagem.
O hipertexto afeta sobremaneira a forma como aprendemos e como ensinamos, pois foge do padrão normal e aumenmta o leque de possibilidades de aprender de outras formas.
Trabalhando com hipertexto, saimos da coisa comum, para algo mais animado, mais visual e sinceramente, aquilo que agrada aos nossos olhos, captamos mais facilmante em nosso cérebro.
Nos desperta a curiosidade de irmos além do que procuramos, quando encontramos diante de nós, link, com cor diferente, claro que aguça a nossa curiosidade.
Enfim, muito mais do que uma pesquisa, é uma viagem.