Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cursistas; Ana Karina Stiegler Cristiane Figênio e Ivete Lang Schurt

Tema: História do Dinheiro.
JUSTIFICATIVA: Trabalharemos com o sistema monetário brasileiro, sua importância no nosso cotidiano. Através de simulações os alunos desenvolverem conhecimentos como o dinheiro é importante, para a compra e venda.

INTRODUÇÃO: O nosso sistema monetário é o real, o dinheiro que circula por todo Brasil. O real foi adotado em julho de 1994, seu símbolo é R$, o real é dividido em cem partes iguais, cada uma destas partes é de centavos, o nosso dinheiro apresenta-se na forma de cédulas e moedas. Inúmeros objetos e utensílios foram usados como dinheiro em diferentes momentos da história em diferentes lugares. Como medida de pagamento, a qual era feita a base de trocas.

OBJETIVOS:
- Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil; - Resolver situações-problemas; - Utilizar do dinheiro (de brinquedo) para compra e venda simulada.
-Utilizar cédulas de dinheiro (de brinquedo). - Resolver situações envolvendo as operações.

RECURSOS DIDÁTICOS:

-Embalagens vazias de produtos de farmácia. - Cédulas de dinheiro de (brinquedo).
-Folder de farmácia.
-Folhas sulfite, cartolinas
-Livro didático 4 ano
-Lápis, caneta, cola e borracha.

Atividades.
No primeiro momento, com a apresentação do folder foi pedido para os alunos pesquisarem e fazer copia do nome dos produtos conforme valores dado.
                      

 Segundo momento: Quanto custa?
A segunda pesquisa os alunos deveriam buscar no folder o preço dos produtos da lista retirada do mesmo.
Terceiro momento: Simulação de farmácia.
Levar para sala de aula, embalagens vazias e colar preços retirado do folder, organizar uma mini farmácia. Dividir os alunos em grupos, um grupo com venda outro com compra, utilizando o dinheiro (de brinquedo) para desenvolver habilidades em devolver troco, assim estimulando cálculos mentais e pensamento matemático.
http://youtu.be/DadUxU57eok
AVALIAÇÃO: Observar se o educando:
-Identifica o sistema monetário brasileiro. - Seu uso nas diversas situações do cotidiano. -O desempenho dos alunos durante a aula, como utilizaram o pensamento matemático na realização das tarefas proposta. - Avaliar se os alunos conseguiram quantificar, resolver as questões pelo cálculo mental, e desenvolvimento de estratégias.
A prática utilizada teve boa repercussão, com uma ótima aceitação e participação dos alunos, os recursos utilizados ofereceram subsídios para que os objetivos do tema fossem alcançados. Houve um aprofundamento do tema através dos recursos e didática das atividades realizadas, com compreensão e interação dos alunos, pois despertou um grande interesse durante a realização das atividades, aconteceu o diálogo, troca de idéias, no desenvolvimento houve um bom desempenho dos alunos na realização das mesmas, somando ao conhecimento durante a prática com o que já haviam adquirido anteriormente.

Plano de aula - Fontes de energia


Professora – Rita D. Peixer Soethe
Plano de aula

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAI E ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELA HUMANIDADE

Objetivo Geral- Conhecer as fontes energias utilizadas pela humanidade e seus impactos sobre o meio ambiente.

Objetivos específicos
  1. Identificar as fontes de energia renováveis e não renováveis
  2. Investigar as matrizes energéticas convencionais e alternativas
  3. Verificar os impactos ambientais produzidos por essas fontes
  4. Estabelecer comparativos das formas de consumir energia no passado e no presente
  5. Demonstrar de maneira criativa, o funcionamento dessas fontes para a produção de energia.





     http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.htm
    Introdução do tema
    As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
    Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
    Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
    Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.
    A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão).
    Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.
    Confira os artigos disponibilizados nessa subseção e conheça as características das diferentes fontes de energia.
    Boa leitura!


    Metodologia e estratégias a serem aplicadas:
    Para despertar maior interesse, serão apresentados dois vídeos que de maneira geral situa-os dentro do tema geral
    O primeiro vídeo é infantil, porém muito básico para esclarecer aos mais desavisados como é produzida a energia que utilizam.
    O segundo já traça um panorama geral sobre as fontes de energia.
    1. Após a parte teórica introdutória, propor um trabalho em grupo, onde serão distribuídos os tipos de fontes alternativas e as convencionais de energia.
    2. Cada grupo terá uma fonte de energia para pesquisar obedecendo o seguinte roteiro de questões:
    • Fonte..................(ex: eólica)
    • Matriz energética
    • Princípio de sua utilização
    • Maior produtores mundiais
    • Maiores consumidores mundiais
    • De que forma é utilizada
    • Impactos ambientais produzidos
    • Maiores reservas mundiais
    • Logomarca da fonte energética
    3-Pesquisar e reproduzir um desenho esquemático ampliado para explicar como
    é gerada energia desta fonte.
    4- Apresentação dos trabalhos utilizando recursos mutimídias.


    AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados levando em conta os seguintes critérios.
    • Organização do trabalho no grupo
    • Interação com seus colegas na distribuição de tarefas
    • Foco no trabalho
    • Cumprir o tempo disponibilizado para realizar o trabalho.
    • Apresentação dos resultados

    Observação – Essa aula já efetivamente trabalhei, porém atualmente estou fora de sala de aula.
    Pelas estratégias utilizadas, e o envolvimento dos grupos, utilizando recursos da informática e software para a produção do esquema de funcionamento,resultou em um trabalho que foi compartilhado com todas as turmas do ensino médio noturno.
    Coloco abaixo somente desenhos retirados da internet e que os alunos se basearam para apresentar seus trabalhos, aqueles que não sabiam trabalhar com o autocad.

    http://www.eletronuclear.gov.br/tecnologia/index.phpidSecao=2&idCategoria=19



Plano de aula 2º Ano
Reciclagem

Aluna : Aline Köhler

O que o aluno poderá aprender com esta aula:



Duração das atividades 5 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.Desenvolver em nossas crianças ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Falar sobre o lixo (o que é, quem produz, onde ele vai parar, como separa, etc). Fazer um comentário geral e ouvir o que as crianças conhecem sobre este assunto.

2º momento: PASSEIO ORIENTADO: Esta atividade deve ser realizada na área ao redor da escola, para tentar levantar possíveis problemáticas ambientais vivida pela comunidade ( lixos jogados pelas ruas, desperdício de água etc). Discutir em sala o que foi observado e fazer um texto coletivo com as principais conclusões.

3º momento: Em rodinha, primeiramente ouvir o que as crianças conhecem sobre o assunto. Logo em seguida, apresentar recursos audiovisuais ( filme, imagens...) referentes ao tema lixo, promovendo um maior conhecimento a respeito da questão do lixo, abordando basicamente sua geração, destino, desperdício e reciclagem. Registro através de desenhos das crianças, à respeito das imagens visualizadas.

4º momento: POSTOS DE COLETA: Separar nos latões os materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora ( papéis, plásticos, vidro e metal ), os chamados "lixos limpos" para que sejam destinados a reciclagem














Sugestões:


Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
Conversar com as cooperativas ou catadores da região, que irão em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.
5º momento: Se for possível, oportunizar uma via de acesso entre a escola e a comunidade. Possibilitar às pessoas que moram em áreas próximas à escola, para que tenham condições de dar um destino adequado ao seu lixo.


6º momento: OFICINA DE SUCATA: Constatar, na prática , a utilidade que o lixo pode vir a ter. Realizando atividades baseadas no manuseio de materiais descartados, possibilitando a experimentação de técnicas de reciclagem, ou seja, o reaproveitamento de materiais. Expor na escola os trabalhos construídos pelas crianças.Material de Apoio

Cartazes.
Livros de história.
Vídeo/ DVD.
Materiais recicláveis



Conclusão:


 


  Com esta aula dedicada totalmente ao tema reciclagem, pode-se concluir o grande interesse que os alunos possuem, principalmente na questão da separação do lixo, a coleta nas suas próprias casas, lavar, e trazer até a escola.
  Conhecer pessoas que ganham a vida trabalhando com lixo reciclável também foi um dos momentos mais especiais. Através desta aula obteve-se resultados de cidadania e responsabilidades imensos. A participação das crianças foi constante, relatando para seus pais as experiências novas e assim envolvendo também suas famílias nos projetos que a escola realiza.
   Conhecer os benefícios da coleta seletiva e como podemos implantá-la na escola.
Identificar que materiais podem entrar na reciclagem. Conhecer um pouco sobre as pessoas que trabalham com essa atividade. Desenvolver um sistema de coleta seletiva na escola.