Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Portfólio**** Cleide

Curso: Tecnologias na Educação – ensinando e aprendendo com as TIC

A sociedade da Tecnologia





A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência das informações.
Vivemos  em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia, a comunidade escolar deve estar atenta a essas novas transformações e acompanhá-las, para melhor inserção nesta sociedade que se mostra cada vez vez mais excludente. Algumas escolas já utilizam as novas tecnologias,  elas  ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já faz parte das unidades escolares a existência de biblioteca, sala de DVD vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador, mas ainda falta bastante para que isso seja realidade em todos os estabelecimentos de ensino. É preciso que todos tenham acesso aos mesmos e que a comunidade escolar e fora dela percebam a importância de aprender e ensinar fazendo uso das tecnologias na educação, pois as aulas ficam bem mais interessantes e despertam mais o interesse dos alunos, pois eles estão cada vez mais informatizados.
O papel do professor é essencial para o uso das Novas Tecnologias como mais uma rica e poderosa ferramenta na sala de aula. Cabe a nós sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias e nos manter atualizados participando de cursos e nos reciclando a medida do possível. O ideal é que, para isso, recebêssemos também todo o suporte do estado, pois o governo, desde o Municipal até o Federal, tem que valorizar mais a educação em nosso país.
Acredito que é um desafio muito grande para o professor poder acompanhar todas essas evoluções tecnológicas , acho muito importante o professor estar sempre estudando e se aperfeiçoando para  melhorar sua prática docente.
                                                                    Unidade I
Quem sou como professor e aprendiz?
Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
Poucas profissões, em todo o mundo, têm tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores. Transmitir conhecimento, a crianças ou adultos, é tido como uma bela 'vocação' pela maioria das pessoas. Como toda a sociedade, porém, o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. As bases para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. E não apenas tecnológica, mas também de comportamento, pedagógica, na administração do ensino, no comportamento dos alunos e no reconhecimento pelo trabalho.


 Webquest

A Webquest é uma boa ferramenta educativa, que permite aos professores explorar novos métodos para lecionar e permite aos alunos uma forma divertida, interativa e criativa de aprender e partilhar, utilizando uma ferramenta que faz parte do seu dia a dia: a internet. Porém, exige muito empenho e planejamento detalhado do professor para  elaborar uma atividade interessante.
No site http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_todas.php existem muitos modelos de webquest que podem ser utilizadas em sala de aula.

Unidade II

Internet, Hipertexto e Hipermídia
Percepções ao navegar por hipertextos

A experiência de navegação por hipertextos foi bem  interessante, pois navegar na internet é o ato de passear pela Web ou de se mover de um website para outro seguindo links. Clicar nos links facilitou a compreensão do tema procurado, pois os links são uma  ligação de um texto para outro. A  leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado.  Eles  daõ mais sentido aos textos, tornando-os mais interessantes. Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneas, navegando e construindo nossas próprias sequências e rotas, assumindo uma postura ativa, experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens.
Navegar em hipertextos, nos leva a ler textos e mais textos em muitas ordens diferentes. Muitas vezes buscamos um determinado assunto e quando damos por conta, já estamos nos informando sobre algo mais além do esperado. 
A sensação de navegar em hipertexto foi enriquecedora.Clicando nos links durante a leitura obtive acesso a várias informações sobre o conceito de hipertexto, o que enriqueceu e facilitou minha caminhada sobre o tema.Não me perdi durante a leitura, pois clicando na seta que há na barra de ferramentas do navegador,consegui retornar com facilidade ao caminho de volta .


Conceituando Hipertexto  
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. 

O Hipertexto oferece-nos acesso à informação em um formato cognitivamente flexível, que nos permite ir de um assunto a outro ou entrar mais profundamente na direção de um único assunto, buscando mais detalhes. Na trajetória de leitura de um hipertexto, o leitor vai acessando e construindo sua rede de significações. São possíveis diversos percursos entre um ponto e outro. Não existe um caminho melhor ou mais fácil, pois todos os caminhos têm a ver com o contexto de interesse do leitor que determina a sua forma pessoal de buscar e acessar informação. O conhecimento que o leitor constrói ocorre como resultado das relações produzidas pela trajetória percorrida
Acredito que, futuramente, o hipertexto possa se tornar um recurso pedagógico possível ao ensino/aprendizagem, mudando as relações dentro do espaço da sala de aula. Mas, para isso é de suma importância a qualificação do professor para que ele possa transformar os conteúdos existentes na internet em conhecimento para seus alunos.








Portfólio Angelita A Tyszka


Cursista: Angelita
Portfólio
Curso: Tecnologia de informação e comunicação na educação
Atividades:
Leitura básica:                                                                                                                                                                      “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de JUAN IGNACIO POZO, disponível no site: http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=386.

Produção de texto:
Com a leitura deste documento foi realizado a produção de uma síntese refletindo sobre os desafios no espaço educacional, os impactos que as novas tecnologias têm provocado no espaço escolar e sociedade, as transformações e a prática dos professores com o avanço tecnológico, as ferramentas disponíveis que disponibilizam variadas informações.                                                            

Para reflexão sobre educação e tecnologia foi nos direcionado para assistir a entrevista do prof.Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia”, (2004) disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWY. Ele diz que a escola precisa repensar seu papel diante da explosão do universal do conhecimento e das tecnologias atuais.
A escola vem lidando com as novas tecnologias? Como o professor tem se portado diante desses recursos? Como tem se desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem com essas novas ferramentas?
Estas reflexões foram postadas no diário de bordo.
Como são utilizadas as tecnologias na sala de aula: Entrevistas com professores da unidade escolar.


Construção de uma webquest: Desenvolvimento do projeto educacional o tema ”ÁGUA”, em que aprendemos abrir hiperlinks formando hipertexto, com uma proposta possibilitando os alunos refletir sobre a importância da água e a preservação da natureza construindo conhecimento e seres críticos de uma forma positiva.                      
  
       

Internet, Hipertexto, Hipermídia
Navegação livre no hipertexto: site do Portal do Professor, mantido pelo MEC: (http://portaldoprofessor.gov.br). Perder-se na rede, uma realidade a discutida, a situação de um aluno sem direção.

Participação do fórum conceituando hipertexto, com a busca da palavra chave “O que é hipertexto?”
 Vídeo: Hipertextualidad, de Alejandra Bertalaccini, disponível no youtube, no endereço: http://WWW.youtube.com/watch?v=SRMG2aUowz4&feature=related
Apresenta-nos como se desenvolve uma rede, cada indivíduo com sua forma de pensar e construir, nos capacita a interagir e criar um espaço de forma participativa.