Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Educação infantil. Na educação infantil tudo o que realmente uma criança  aprende brincando ,a ter limite e regras.





Add caption

"A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor."


A inclusão escolar de crianças com deficiências na rede regular de ensino,as tecologias assistivas que auxiliam no desenvolvimento do trabalho do professor e na aprendizagem das crianças.










Tudo que você quer você pode conseguir. "O Segredo" é um livro que te ajuda a treinar sua mente para alcançar seus objetivos.





De nada adianta focar nas dificuldades, nos problemas, deixe que sua mente os resolva. Ensine-a a trabalhar de maneira correta. Assim você conseguirá viver de maneira menos preocupada aproveitando o que ela tem de melhor.


trabalhando com artesanatos  de croche








Plano de Aula

 Escrita pelo aluno na alfabetização inicial


Livro de parlendas preferidas

Objetivos

 Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
  - Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 

  Conteúdo 

Escrita

Anos 

1°e 2°anos

Duração

9 aulas

Recursos

Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis

 Desenvolvimento


1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.

 

2ª etapa

Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
3ª etapa


Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.



4ª etapa

Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.
etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado
.





Convide a turma e apresentem para outras turmas a coletânea de parlendas criada pela turma.

  Avaliação

Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
Houve participação de todos os envolvidos?

Conclusão

 A dedicação de cada aluno se comprometendo em criar seu livro, ilustrando ,pesquisando novas parlendas nos mostra que o trabalho foi bem aceito e teve colaboração de todos os alunos envolvidos neste processo de aprendizagem.