Desenvolvimento:
1. Distribua a tirinha para os alunos ou utilize o retroprojetor.
2. Faça a preparação para a leitura, questionando: vocês conhece este tipo de texto? Vocês já viram esse tipo de texto? Onde? Tem algo escrito? Você sabe qual o nome dado para este texto (gênero)?
3. Após a preparação para leitura, juntamente com as crianças faça a interpretação da história.
4. Questione: como esse texto se organiza? Como os quadrinhos se apresentam? É possível saber em que época do ano se passa a cena? Quais personagens participam da cena?
5. Fazer com que as crianças percebam as expressões faciais do pai, Cebolinha e Papai Noel.
6. Propor que elaborem um título adequado para a história.
7. Solicitar que substituam os desenhos dos balões por fala: não esquecer de instruir as crianças da troca que o Cebolinha faz, solicitar que escrevam como ele falaria e após corrigir o erro em um texto fora da tirinha.
8. Para enriquecer o trabalho faça conexão com as outras áreas: em História apresente um texto sobre a tradição de receber e dar presentes no Natal http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm. Em Geografia: como é comemorado o Natal em outros países (localizar no mapa e comentar algumas curiosidades locais)http://www.apena.rcts.pt/aproximar/destaques/dez99/Natalalentejano/capitulo2.htmEm Matemática (sistema monetário) solicitar que as crianças pesquisem o preço dos presentes pedidos por eles para seus pais.