Powered By Blogger

sábado, 3 de dezembro de 2011

plano de aula gilmara e silvia



Desenvolvimento:

Thumbnail
1. Distribua a tirinha para os alunos ou utilize o retroprojetor.
2.
Faça a preparação para a leitura, questionando: vocês conhece este tipo de texto? Vocês já viram esse tipo de texto? Onde? Tem algo escrito? Você sabe qual o nome dado para este texto (gênero)?
3.
Após a preparação para leitura, juntamente com as crianças faça a interpretação da história.
4.
Questione: como esse texto se organiza? Como os quadrinhos se apresentam? É possível saber em que época do ano se passa a cena? Quais personagens participam da cena?
5.
Fazer com que as crianças percebam as expressões faciais do pai, Cebolinha e Papai Noel.
6.
Propor que elaborem um título adequado para a história.
7.
Solicitar que substituam os desenhos dos balões por fala: não esquecer de instruir as crianças da troca que o Cebolinha faz, solicitar que escrevam como ele falaria e após corrigir o erro em um texto fora da tirinha.
8. Para enriquecer o trabalho faça conexão com as outras áreas: em História apresente um texto sobre a tradição de receber e dar presentes no Natal http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm. Em Geografia: como é comemorado o Natal em outros países (localizar no mapa e comentar algumas curiosidades locais)http://www.apena.rcts.pt/aproximar/destaques/dez99/Natalalentejano/capitulo2.htmEm Matemática (sistema monetário) solicitar que as crianças pesquisem o preço dos presentes pedidos por eles para seus pais.