Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Portifólio

Cursistas: Luciane M.C Roberto e Kátia Alves de Souza.

WEBEQUEST

 O principal objetivo da WEBEQUEST é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.  

A WEBEQUEST é um trabalho educativo onde o professor tem como uma ferramenta a mais. Através da WEBQUEST o aluno pode fazer suas atividades pelo computador em casa juntamente com seus pais.


Ao navegarmos pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas ícones de outras cores e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas que nos da o efeito chamado hipertextual. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto conseqüentemente outros que estão interligados também irão aparecer. O hipertexto se torna interativo e ao mesmo tempo explorativo onde o computador deixa de ser centralizador e passa a oferecer ao usuário interfaces interativa na Educação.
 O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. http://pt.wikipedia.org/wiki/ Hipertexto dentro de uma pesquisa no hipertexto na qual o educador direciona o aluno possibilita desenvolver indivíduos críticos, facilitando a aprendizagem aonde o aluno vai direto ao assunto a ser pesquisado.

O texto mostra a hipertextualidade cada expectador produz uma obra diferente passa a mirar seu próprio mundo, uma forma de organizar informações que permite criar novos caminhos por cada usuário.
O que é ser professor hoje?

Para ser professor nos dias atuais é necessário ser um inovador de práticas, sujeito a mudanças, qual está sempre se organizando e se incluindo no espaço tecnológico, ativo e disposto a uma formação continuada.