Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plano de Aula - Metamorfose das Borboletas

PLANEJAMENTO
TEMA – METAMORFOSE DA BORBOLETA
TURMA – 1º ANO/09
PROFESSORAS – ANGELITA E CHRISTIANNE
OBJETIVOS:
- INCENTIVAR O GOSTO PELAS ESTÓRIAS INFANTIS
- CONHECER E VALORIZAR ESCRITORES BRASILEIROS – RUTH ROCHA
- CONHECER A ESTÓRIA “PRIMAVERA DA LAGARTA”
- REALIZAR A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- DESENVOLVER A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DE DESENHO
- CONHECER O PROCESSO DA METAMORFOSE DA BORBOLETA
- CONSCIENTIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE MATAR AS LAGARTAS
- ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DA BORBOLETA
- REALIZAR O REGISTRO DO DOCUMENTÁRIO ATRAVÉS DE DESENHO E ESCRITA
- DECORAR A SALA DE AULA COM BORBOLETAS, FLORES E PÁSSAROS, DESENVOLVENDO ASSIM O GOSTO PELAS ARTES PLÁSTICAS
- REALIZAR UMA PESQUISA A RESPEITO DA CAÇA ÀS BORBOLETAS PARA FINS LUCRATIVOS (ATIVIDADE PARA CASA)

ESTRATÉGIAS – INICIAREMOS A AULA DESENVOLVENDO A ATIVIDADE COM O BAÚ MÁGICO NA RODA DA CONVERSA, ONDE DENTRO DO MESMO ESTARÁ O LIVRO DE RUTH ROCHA INTITULADO “PRIMAVERA DA LAGARTA”. DEPOIS DE TODOS TENTAREM ADIVINHAR O CONTEÚDO DO BAÚ, A PROFESSORA FARÁ A LEITURA COMPARTILHADA. E NA SEQUÊNCIA FAREMOS UMA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, PRIMEIRAMENTE DE FORMA ORAL E DEPOIS COM ALGUNS REGISTROS:



ENTENDENDO MELHOR O TEXTO

QUAL O NOME DA ESTÓRIA?
........................................................................................................................

QUEM ESCREVEU?
.......................................................................................................................

QUAL ANIMAL ESTAVA SENDO PERSEGUIDO PELOS OUTROS?
......................................................................................................................

EM QUE SE TRANSFORMOU A LAGARTA?
....................................................................................................................

DESENHE A PARTE DA ESTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU:




EM SEGUIDA A PROFESSORA LANÇA O QUESTIONAMENTO:
COMO NASCEM AS BORBOLETAS? DA LAGARTA? VAMOS VER COMO ISSO ACONTECE?
IREMOS, ENTÃO ASSISTIR UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS E FAREMOS O REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHOS E ESCRITA:


NESTE PRIMEIRO VIDEO, MOSTRAREMOS A METAMORFOSE COMO REALMENTE ACONTECE.


E NESTE OUTRO A ANIMAÇÃO COM MASSINHA, PARA FACILITAR O REGISTRO QUE FAREMOS NA SEQUÊNCIA.
E DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS, IREMOS REALIZAR A SEGUINTE ATIVIDADE PARA CASA:

QUERIDA FAMÍLIA
ESTAMOS ESTUDANDO NA ESCOLA AS BORBOLETAS, E PARA COMPLEMENTAR NOSSAS ATIVIDADES SOLICITAMOS QUE VOCÊS PESQUISEM JUNTO COM SEU(A) FILHO(A) SOBRE O USO COMERCIAL DAS BORBOLETAS PARA FINS DECORATIVOS. ESTA PRÁTICA AINDA EXISTE NOS DIAS ATUAIS? QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS ENQUANTO FAMÍLIA A RESPEITO DESTA PRÁTICA? CONVERSEM E SOLICITEM QUE SEU(A) FILHO(A) REGISTRE ABAIXO COMO ELE SOUBER. DEPOIS, PEÇA PARA ELE(A) LER E REGISTRE ABAIXO O PENSAMENTO, A IDEÍA DELE(A). BOA ATIVIDADE!

ESTA ATIVIDADE SERÁ SOCIALIZADA NA AULA SEGUINTE, DESENVOLVENDO ASSIM A LINGUAGEM ORAL DOS ALUNOS.
E PARA ENCERRARMOS AS ATIVIDADES SOBRE AS BORBOLETAS IREMOS DECORAR A SALA DE AULA PARA A CHEGADA DA PRIMAVERA, FAREMOS BORBOLETAS COM CREPOM, PÁSSAROS DE DOBRADURA E FLORES DE RECORTE E COLAGEM, CONFORME MODELOS EM ANEXO.









Nenhum comentário:

Postar um comentário