Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Plano de Aula

 Escrita pelo aluno na alfabetização inicial


Livro de parlendas preferidas

Objetivos

 Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
  - Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 

  Conteúdo 

Escrita

Anos 

1°e 2°anos

Duração

9 aulas

Recursos

Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis

 Desenvolvimento


1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.

 

2ª etapa

Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
3ª etapa


Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.



4ª etapa

Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.
5ª etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado
.





Convide a turma e apresentem para outras turmas a coletânea de parlendas criada pela turma.

  Avaliação

Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
Houve participação de todos os envolvidos?

Conclusão

 A dedicação de cada aluno se comprometendo em criar seu livro, ilustrando ,pesquisando novas parlendas nos mostra que o trabalho foi bem aceito e teve colaboração de todos os alunos envolvidos neste processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário