TEMA : MEIO AMBIENTE
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, o trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental.
O projeto de intervenção é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental e propõe informar, ao mesmo tempo, propiciar o saber fazer, incorporando hábitos e atitudes capazes de melhorar o meio em que vivemos.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Construir conhecimentos gerais sobre a importância de se preservar o ambiente em que vivemos, pensando a forma de agir corretamente e conscientemente em relação ao ambiente que nos cerca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Reconhecer na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
· Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
· Refletir sobre o sistema de escrita , produzir palavras, frases e pequenos textos e ampliação do vocabulário.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
O plano de ação será desenvolvido em três aulas, sendo que no primeiro dia será trabalhado o que é o meio ambiente, no segundo dia os males que causamos a natureza e para encerrar o que devemos fazer para proteger o meio em que vivemos, contendo as seguintes atividades:
Tema “Meio Ambiente”
· Problematizações ;
· Leitura e interpretação de textos;
· Conversas sobre o assunto;
· Atividades de circular encontros vocálicos
· Passeio ao redor da escola;
· Música;
· Vídeo de filme;
· Jogos;
· Tarefas para casa;
· Texto Coletivo ;
· Cartazes.
TEMA – MEIO AMBIENTE
Serão abordadas de forma interdisciplinar as áreas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais ,e Matemática e sempre com ênfase na alfabetização.
ASSUNTO
Estudaremos o tema Meio Ambiente para conscientizar as crianças desde os anos iniciais do ensino fundamental da importância do conhecimento e preservação do meio ambiente para o futuro do planeta.
No primeiro dia será feito a introdução e explicação sobre o meio ambiente, com visão em loco de algumas paisagens, no segundo dia será apresentado os principais danos ao meio ambiente provocados pela ação do homem e no terceiro dia será discutido o que e como fazer para preservar o meio ambiente. Serão abordados a oralidade , leitura, e o desenvolvimento da escrita.
INTRODUÇÃO
O meio ambiente é o que nos cerca, nos envolve, ou seja, o ar, o sol, a água, a terra/solo, os animais, as plantas e as pessoas. O homem faz parte do ambiente é seu dever viver em harmonia com ele e protegê-lo.
RECURSOS DIDÁTICOS
Material impresso com atividades;
Lápis de cor e de escrever;
Aparelho de som;
CD com música ;
Aparelho de televisão e DVD;
DVD com Filme : Pardinho;
Cartolina;
Revistas;
Cola;
Tesoura.
AVALIAÇÃO
Avaliar de forma diagnóstica observando a participação dos alunos, as escritas produzidas, o conhecimento do tema, a compreensão e a realização das atividades propostas. Realização de um trabalho final com a turma dividida em grupos onde serão confeccionados cartazes sobre o que os alunos entenderam sobre o tema proposto.
ORGANIZAÇÃO DA SALA
A sala ficará organizada em grupos para melhor aproveitamento e interação entre os alunos.
DESENVOLVIMENTO DA AULA 1
Inicia-se a aula com a seguinte problematização:
- O que é o Meio ambiente ?
Ler o texto : O meio ambiente que nos cerca
O meio ambiente é o que nos cerca, nos envolve, ou seja, o ar, a água, o sol, a terra/solo, os animais, as plantas e as pessoas. O homem faz parte do meio ambiente e é seu dever viver em harmonia com ele, bem como protegê-lo.
Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.Desta forma, vamos aprender e nos conscientizar da importância de proteger o meio em que vivemos desde pequenos.
Fazer a leitura do texto junto com os alunos, fazendo perguntas do tipo : o que é o meio ambiente para vocês ? e depois pedir a eles que circulem as palavras que representam as ideias principais do texto. Como : meio ambiente, ar, água, sol, terra, animais, plantas, homem, harmonia, proteger.
Conversar sobre o assunto, possibilitando aos alunos expor aquilo que sabem e vivenciam.
Realizar a atividade 2 , onde terão que escrever os nomes dos elementos da natureza.
Depois levar as crianças para dar um passeio em volta da escola, para poder ver o meio que nos cerca. Durante o passeio, conversar com as crianças sobre o tema tratado. Na volta, pedir que façam um desenho para ilustrar o que observaram e tentem escrever o nome dos elementos que encontraram.
Realizar a atividade 4 , onde estudaremos os encontros vocálicos.
A atividade 5 , será trabalhado a disciplina de matemática.
Atividade 6 : Agora vamos cantar a música da Minhoca e circular os encontros vocálicos
Para finalizar será solicitado uma tarefa para casa: Pedir aos alunos para trazerem e apresentarem em sala de aula. Pode ser feita com os vizinhos, pais, tios e outros familiares.
Escreva as atitudes que você considera que prejudicam o meio ambiente em que vivemos :
DESENVOLVIMENTO DA AULA 2
Verificar a tarefa do dia anterior .
Introdução ao assunto:
Problematização: Quais os danos que causamos ao meio ambiente?
Inicia-se a aula com a Projeção em vídeo do filme: "Pardinho – Pardo sim, Sujo não” que será utilizado para iniciar a conversa sobre a destruição do meio ambiente, levando à reflexão sobre os danos que o homem produz à natureza. Fazer perguntas como:
a) O que assistimos no filme?
b) Como era o nome do peixinho ?
c) Quais os danos à natureza que aparece no filme?
d) É legal destruir o meio ambiente ?
Atividade 7 : Matemática : Pardinho precisa chegar até a nascente do rio e não sabe o caminho. Vamos ajudá-lo? Siga essas instruções e trace o caminho que Pardinho precisa percorrer.
Conversar com os alunos sobre as consequencias da ação do homem à natureza a partir do texto abaixo:
As consequencias da ação do homem para a natureza:
O homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Ele polui o ar, contamina a água, devasta florestas. Aqui em nossa cidade por exemplo, a escola está situada num bairro industrial, onde tem grandes empresas que dão muitos empregos , mas também causam poluição e prejudicam o meio ambiente. As cidades são ambientes construídos pelo ser humano. Elas são consideradas ambientes transformados, pois o ser humano, ao ocupar um ambiente, corta árvores, cultiva o solo. Além disso, derruba montanhas e constrói pontes, estradas, ruas, casas e edifícios. Assim, com o passar do tempo, ele transforma a natureza, reorganiza os espaços e dá origem às cidades. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas. Contaminam a água e o solo. E como fica a natureza no meio de tanta sujeira?
O homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Ele polui o ar, contamina a água, devasta florestas. Aqui em nossa cidade por exemplo, a escola está situada num bairro industrial, onde tem grandes empresas que dão muitos empregos , mas também causam poluição e prejudicam o meio ambiente. As cidades são ambientes construídos pelo ser humano. Elas são consideradas ambientes transformados, pois o ser humano, ao ocupar um ambiente, corta árvores, cultiva o solo. Além disso, derruba montanhas e constrói pontes, estradas, ruas, casas e edifícios. Assim, com o passar do tempo, ele transforma a natureza, reorganiza os espaços e dá origem às cidades. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas. Contaminam a água e o solo. E como fica a natureza no meio de tanta sujeira?
Hora de brincar... vamos brincar do jogo do Bingo da natureza. Escrever em um papel as palavras :
POLUIÇÃO ÁGUA AR LIXO
Serão sorteadas letras do alfabeto e os alunos vão marcar as que aparecem nas palavras que escreveu. Ganha quem riscar primeiro todas as letras das palavras
Realizar a atividade 8 somar as letras para formar os encontros vocálicos.
Na atividade 9 serão apresentadas algumas imagens e perguntado o que essas imagens representam ..
E na tarefa para casa perguntar aos pais : O que podemos fazer para proteger o meio ambiente ?
DESENVOLVIMENTO DA AULA 3
Introdução ao assunto :
Problematização: O que devemos fazer para proteger o meio ambiente?
Comentar a tarefa de casa, dar início a aula com a música Herdeiros do Futuro de Toquinho.
Conversar com alunos sobre a música para ver se eles entenderam o sentido e a mensagem que ela apresenta.
Quem são os herdeiros do futuro?
Será que no futuro haverá flores, peixes, árvores ?
Realizar a atividade 10 – Distribuir um cartãozinho do Amigo Planeta para eles pintarem, lerem e carregarem consigo, para demonstrar que são protetores da natureza.
Ler o texto abaixo, explicando aos alunos o que podemos fazer para preservar o meio ambiente.
Como ajudar ??
A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada pessoa.
Deveres dos governantes:
-Tratamento de esgoto;
-Transporte Coletivo
- Fiscalização das industrias
- Criação de parques e praças com muito verde
Deveres do cidadão:
-Separar o lixo para ser reciclado;
- Não sujar as ruas e lugares públicos;
- Utilizar transportes coletivos;
- Não pisar na grama;
- Não destruir as árvores;
- Economizar água
Na atividade 11, após conversar com as crianças sobre a coleta seletiva do lixo realizar uma atividade para mostar aos alunos o que se deve jogar em cada lixeira e pedir para eles escreverem.
Na atividade 12, para melhor fixação do tema pedir para os alunos desenharem as lixeiras da coleta seletiva em um papel, colorindo e escrevendo o que se deve jogar em cada lixeira. Sempre enfatizando a importância da separação do lixo. Fazer uma gincana de separação de lixo, recortando imagens de revistas de papel, plástico, vidro e metal e colocando os objetos em suas respectivas lixeiras.(ANEXO A).
Utilizar os textos acima e o recurso de tempestade de ideias: fazer com que os alunos respondam sobre as ações maléficas ao meio ambiente e realizar o registro de ideias no quadro. Conversar com os alunos sobre que medidas podemos utilizar para amenizar os impactos ao meio ambiente. Exemplos: redução e separação do lixo, diminuição da poluição, menos carros nas ruas, fiscalização intensa nas fábricas, entre outras. Registrar as medidas, produzindo cartazes, colocando imagens e figuras pertinentes. Essa produção poderá ser exposta em sala ou pela escola, como finalização do projeto de intervenção.
Muito bom, adorei! Vou adaptar para o 4º ano.
ResponderExcluir