Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2011


Plano de aula 2º Ano
Reciclagem

Aluna : Aline Köhler

O que o aluno poderá aprender com esta aula:



Duração das atividades 5 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.Desenvolver em nossas crianças ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Falar sobre o lixo (o que é, quem produz, onde ele vai parar, como separa, etc). Fazer um comentário geral e ouvir o que as crianças conhecem sobre este assunto.

2º momento: PASSEIO ORIENTADO: Esta atividade deve ser realizada na área ao redor da escola, para tentar levantar possíveis problemáticas ambientais vivida pela comunidade ( lixos jogados pelas ruas, desperdício de água etc). Discutir em sala o que foi observado e fazer um texto coletivo com as principais conclusões.

3º momento: Em rodinha, primeiramente ouvir o que as crianças conhecem sobre o assunto. Logo em seguida, apresentar recursos audiovisuais ( filme, imagens...) referentes ao tema lixo, promovendo um maior conhecimento a respeito da questão do lixo, abordando basicamente sua geração, destino, desperdício e reciclagem. Registro através de desenhos das crianças, à respeito das imagens visualizadas.

4º momento: POSTOS DE COLETA: Separar nos latões os materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora ( papéis, plásticos, vidro e metal ), os chamados "lixos limpos" para que sejam destinados a reciclagem














Sugestões:


Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
Conversar com as cooperativas ou catadores da região, que irão em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.
5º momento: Se for possível, oportunizar uma via de acesso entre a escola e a comunidade. Possibilitar às pessoas que moram em áreas próximas à escola, para que tenham condições de dar um destino adequado ao seu lixo.


6º momento: OFICINA DE SUCATA: Constatar, na prática , a utilidade que o lixo pode vir a ter. Realizando atividades baseadas no manuseio de materiais descartados, possibilitando a experimentação de técnicas de reciclagem, ou seja, o reaproveitamento de materiais. Expor na escola os trabalhos construídos pelas crianças.Material de Apoio

Cartazes.
Livros de história.
Vídeo/ DVD.
Materiais recicláveis



Conclusão:


 


  Com esta aula dedicada totalmente ao tema reciclagem, pode-se concluir o grande interesse que os alunos possuem, principalmente na questão da separação do lixo, a coleta nas suas próprias casas, lavar, e trazer até a escola.
  Conhecer pessoas que ganham a vida trabalhando com lixo reciclável também foi um dos momentos mais especiais. Através desta aula obteve-se resultados de cidadania e responsabilidades imensos. A participação das crianças foi constante, relatando para seus pais as experiências novas e assim envolvendo também suas famílias nos projetos que a escola realiza.
   Conhecer os benefícios da coleta seletiva e como podemos implantá-la na escola.
Identificar que materiais podem entrar na reciclagem. Conhecer um pouco sobre as pessoas que trabalham com essa atividade. Desenvolver um sistema de coleta seletiva na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário