Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Plano de aula - Fontes de energia


Professora – Rita D. Peixer Soethe
Plano de aula

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAI E ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELA HUMANIDADE

Objetivo Geral- Conhecer as fontes energias utilizadas pela humanidade e seus impactos sobre o meio ambiente.

Objetivos específicos
  1. Identificar as fontes de energia renováveis e não renováveis
  2. Investigar as matrizes energéticas convencionais e alternativas
  3. Verificar os impactos ambientais produzidos por essas fontes
  4. Estabelecer comparativos das formas de consumir energia no passado e no presente
  5. Demonstrar de maneira criativa, o funcionamento dessas fontes para a produção de energia.





     http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.htm
    Introdução do tema
    As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
    Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
    Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
    Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.
    A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão).
    Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.
    Confira os artigos disponibilizados nessa subseção e conheça as características das diferentes fontes de energia.
    Boa leitura!


    Metodologia e estratégias a serem aplicadas:
    Para despertar maior interesse, serão apresentados dois vídeos que de maneira geral situa-os dentro do tema geral
    O primeiro vídeo é infantil, porém muito básico para esclarecer aos mais desavisados como é produzida a energia que utilizam.
    O segundo já traça um panorama geral sobre as fontes de energia.
    1. Após a parte teórica introdutória, propor um trabalho em grupo, onde serão distribuídos os tipos de fontes alternativas e as convencionais de energia.
    2. Cada grupo terá uma fonte de energia para pesquisar obedecendo o seguinte roteiro de questões:
    • Fonte..................(ex: eólica)
    • Matriz energética
    • Princípio de sua utilização
    • Maior produtores mundiais
    • Maiores consumidores mundiais
    • De que forma é utilizada
    • Impactos ambientais produzidos
    • Maiores reservas mundiais
    • Logomarca da fonte energética
    3-Pesquisar e reproduzir um desenho esquemático ampliado para explicar como
    é gerada energia desta fonte.
    4- Apresentação dos trabalhos utilizando recursos mutimídias.


    AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados levando em conta os seguintes critérios.
    • Organização do trabalho no grupo
    • Interação com seus colegas na distribuição de tarefas
    • Foco no trabalho
    • Cumprir o tempo disponibilizado para realizar o trabalho.
    • Apresentação dos resultados

    Observação – Essa aula já efetivamente trabalhei, porém atualmente estou fora de sala de aula.
    Pelas estratégias utilizadas, e o envolvimento dos grupos, utilizando recursos da informática e software para a produção do esquema de funcionamento,resultou em um trabalho que foi compartilhado com todas as turmas do ensino médio noturno.
    Coloco abaixo somente desenhos retirados da internet e que os alunos se basearam para apresentar seus trabalhos, aqueles que não sabiam trabalhar com o autocad.

    http://www.eletronuclear.gov.br/tecnologia/index.phpidSecao=2&idCategoria=19


Um comentário: