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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cursistas; Ana Karina Stiegler Cristiane Figênio e Ivete Lang Schurt

Tema: História do Dinheiro.
JUSTIFICATIVA: Trabalharemos com o sistema monetário brasileiro, sua importância no nosso cotidiano. Através de simulações os alunos desenvolverem conhecimentos como o dinheiro é importante, para a compra e venda.

INTRODUÇÃO: O nosso sistema monetário é o real, o dinheiro que circula por todo Brasil. O real foi adotado em julho de 1994, seu símbolo é R$, o real é dividido em cem partes iguais, cada uma destas partes é de centavos, o nosso dinheiro apresenta-se na forma de cédulas e moedas. Inúmeros objetos e utensílios foram usados como dinheiro em diferentes momentos da história em diferentes lugares. Como medida de pagamento, a qual era feita a base de trocas.

OBJETIVOS:
- Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil; - Resolver situações-problemas; - Utilizar do dinheiro (de brinquedo) para compra e venda simulada.
-Utilizar cédulas de dinheiro (de brinquedo). - Resolver situações envolvendo as operações.

RECURSOS DIDÁTICOS:

-Embalagens vazias de produtos de farmácia. - Cédulas de dinheiro de (brinquedo).
-Folder de farmácia.
-Folhas sulfite, cartolinas
-Livro didático 4 ano
-Lápis, caneta, cola e borracha.

Atividades.
No primeiro momento, com a apresentação do folder foi pedido para os alunos pesquisarem e fazer copia do nome dos produtos conforme valores dado.
                      

 Segundo momento: Quanto custa?
A segunda pesquisa os alunos deveriam buscar no folder o preço dos produtos da lista retirada do mesmo.
Terceiro momento: Simulação de farmácia.
Levar para sala de aula, embalagens vazias e colar preços retirado do folder, organizar uma mini farmácia. Dividir os alunos em grupos, um grupo com venda outro com compra, utilizando o dinheiro (de brinquedo) para desenvolver habilidades em devolver troco, assim estimulando cálculos mentais e pensamento matemático.
http://youtu.be/DadUxU57eok
AVALIAÇÃO: Observar se o educando:
-Identifica o sistema monetário brasileiro. - Seu uso nas diversas situações do cotidiano. -O desempenho dos alunos durante a aula, como utilizaram o pensamento matemático na realização das tarefas proposta. - Avaliar se os alunos conseguiram quantificar, resolver as questões pelo cálculo mental, e desenvolvimento de estratégias.
A prática utilizada teve boa repercussão, com uma ótima aceitação e participação dos alunos, os recursos utilizados ofereceram subsídios para que os objetivos do tema fossem alcançados. Houve um aprofundamento do tema através dos recursos e didática das atividades realizadas, com compreensão e interação dos alunos, pois despertou um grande interesse durante a realização das atividades, aconteceu o diálogo, troca de idéias, no desenvolvimento houve um bom desempenho dos alunos na realização das mesmas, somando ao conhecimento durante a prática com o que já haviam adquirido anteriormente.

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