Terça – feira, 22 de novembro de 2011
PLANO DE AULA – Cláudia e Lindacir
Disciplina: Língua Portuguesa – Leitura e Escrita
Trabalhar Língua Portuguesa com empenho na Leitura e Escrita, e de maneira interdisciplinar abordar a História e educação Artística.
Tema: Cidadania: Direitos e deveres de todos.
Duração das aulas: 10 aulas de 45 minutos cada uma, esse projeto é destinados para crianças do 4® ano e propõe informar ao mesmo tempo a importância de entender e executar os direitos e deveres de ser cidadão, incorporando hábitos e atitudes capazes de a cidadania.
Introdução e Justificativa:
Ser cidadão é ter documentos, pois o documento reconhece um nível ético individual, mas assume claramente como objetivo "instrumentalizar os alunos na compreensão da realidade e na busca de soluções para questões sociais", encobrindo novamente a noção de realização da natureza humana. Isto significa em termos práticos, que se o homem não tem consciência de quem é da estatura humana que pode atingir e abre mão da busca do significado de sua vida, a solidariedade dificilmente será capaz de manter-se além de uma ajuda imediata, quando se compreende a impossibilidade humana de soluções definitivas. Haveria razões que justificam a necessidade de ser um bom cidadão além da tolerância mútua? Isto será suficiente para garantir ao homem a manutenção do desejo que o move em todos os aspectos de sua vida. Educação, Direito e Cidadania, não são coisas dadas, não surgiram naturalmente, como fruto de uma “geração espontânea”. São fatos datados, surgidos num determinado lugar, num dado momento histórico, com personagens vivos e atuantes, capazes até de uma significativa transformação coletiva.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Reconhecer e entender que somos cidadãos e por isso devemos conhecer nossos direitos e deveres para que possamos exercer a cidadania como um direito de todos.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver no aluno o raciocínio de que política deve permear todo o processo educacional, uma possibilidade de reparação social possibilitando oportunidade de desenvolvimento o senso critico e contribuição para o seu exercício pleno de cidadania.
- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
- Escrever e ler corretamente as palavras;
- Despertar o senso critico;
CONTEUDO:
-Interpretação do Poema;
-Interpretação oral e Escrita;
-Ortografia das palavras (em geral);
RECURSOS:
-Documentos Pessoais;
-Quadro negro e giz.
-Xérox.
-Lápis de cor.
-Lápis de escrever.
RECURSOS DIDATICOS:
-Leitura, discussão e analise do Poema;
-Formulação de frases em grupo, no que diz respeito à cidadania;
-Exercícios individuais;
-Discussão com a turma relacionada com os nossos documentos.
AVALIAÇÃO:
-Levará em conta a participação e interesse do aluno nas discussões e também nos exercícios cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.
- Assimilação do conteúdo trabalhado em sala.
ORGANIZAÇÃO DA SALA:
-Visto que cada aluno tem suas especificidades, algumas atividades serão trabalhadas individualmente, e outras em grupo.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES:
DESENVOLVIMENTO DA 1ª AULA (DIA)
1) Através da visualização dos documentos apresentados a eles, pedir para que completem a ficha abaixo com os seus dados pessoais.
Nome: ______________________________________.
Nome do pai: _________________________________.
Nome da mãe: ________________________________.
Natural de: ___________________________________.
Endereço: ____________________________________.
Bairro: _______________________________________.
Cidade: ______________________________________.
Estado: ______________________________________.
País: ________________________________________.
Nome da escola em que você estuda: ______________.
Nome do (a) professor (a): _______________________.
Local de trabalho: ______________________________.
2) Você acabou de preencher sua ficha, então você preencheu sua ficha com:
( )Substantivos próprios. ( )Substantivos comuns.
( )Quantos nomes de pessoas você colocou na ficha?
R: _______________________________________________.
C) E quantos nomes de lugares?
R: _____________________________________________________.
POEMA: CIDADÃO, CIDADANIA.
O que é ser cidadão
É nascer ter um nome,
Ter família, ter onde morar?
Muitos nascem apenas...
Não tem nome e nem sobrenome
Não conhecem a família
Não tem lar para morar
Nem comida e escola, nem onde trabalhar.
O Zé, a Maria,
O João, a Tiana,
Moram ao leu,
Debaixo das pontes
Sonham um dia
Ter um documento,
Saber assinar
E ter um digno para morar.
Conseguir um trabalho honesto
Colocar os filhos na escola.
Poder dizer com orgulho:
Sou cidadão brasileiro!
3) Vamos assinalar com um (x) abaixo, as condições indispensáveis para a efetivação da cidadania.
( ) ter educação de qualidade.
( ) saúde para todos.
( ) alto índice de desemprego.
( ) respeitar a si e aos outros.
( ) conhecer os direitos e deveres.
( ) não saber ler e escrever.
( ) votar.
( ) ter moradia.
( ) ter saneamento básico.
( ) ter segurança.
4) Em grupo, vamos formar frases de como você exerce a sua cidadania?
R: _________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
DESENVOLVIMENTO DA 2ª AULA (DIA)
Meus documentos:
1-Observe o esquema dos documentos abaixo
2) Dos documentos citados acima, quais você possui?
3) Qual foi o seu primeiro documento?
R: _____________________________________________________________________.
4) O que pode acontecer com uma pessoa que não possui documentos?
R: _____________________________________________________________.
5) Qual o documento que a maioria da turma possui?
R: ______________________________________________________________.
6) Quais são os documentos obrigatórios quando um cidadão completa 18 anos?
R: ______________________________________________________________.
7) Qual é o documento obrigatório quando uma criança nasce?
R: ______________________________________________________________.
8) Quando se começa a trabalhar, quais são os documentos necessários?
R: _____________________________________________________________.
4) relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) certidão de nascimento.
(2) carteira de identidade.
(3) título de eleitor..
(4) certificado de reservista.
(5) CPF.
(6) carteira de trabalho.
(7) carteira de motorista.
( ) documento necessário par dirigir veículos motorizados.
( ) registro das crianças quando nascem .
( ) é utilizado para identificar o cidadão.
( ) é o cadastro da pessoa física.
( ) documento necessário para a pessoa trabalhar.
( ) documento de caráter militar,exclusivo do sexo masculino.
( ) documento necessário para votar.
DESENVOLVIMENTO DA 3ª AULA: (DIA)
POEMA: DIREITOS E DEVERES.
Direitos e deveres,
Palavras que devem ser gravadas.
Se os direitos você quer,
Dever também terá.
Direito à educação,
Dever da cidadania.
Ser um grande cidadão,
Com direito à moradia.
Ter saúde e segurança
E viver com tranqüilidade
São direitos da criança
E também da terceira idade.
Não podemos nos esquecer
De que vivemos em sociedade.
Cumprir deveres e ter direitos
É buscar pela felicidade.
1) Circule no poema, com lápis de cor, as palavras com a letra d no início e no meio delas. R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Separe, em sílabas as palavras em destaque e classifique-as quanto ao número de sílabas.
Classificação.
DIREITOS | ||
DEVERES |
4) As palavras direito e dever são o nosso tema. Essas palavras iniciam-se com a letra:
R: _________________________________.
5) Circule, no quadro abaixo, palavras iniciadas com a letra D.
|
6) Quantas palavras iniciadas com a letra d você encontrou?
R: ______________________________________________________________________________________________________________________________________.
7) Descubra, no diagrama abaixo, palavras iniciadas com a letra D..
X | R | V | D | O | M | I | N | Ó | Q |
D | A | D | O | L | T | F | R | X | C |
K | W | D | O | M | I | N | G | O | F |
I | D | D | A | M | A | X | K | L | N |
S | A | Y | F | G | D | O | C | E | P |
M | T | X | J | D | I | A | Z | Y | U |
D | A | I | D | E | N | T | E | Z | C |
I | T | H | Z | Z | S | M | N | B | C |
N | Q | D | I | V | I | N | O | Z | F |
H | E | K | L | G | D | E | D | O | V |
E | C | D | W | T | J | H | R | T | B |
I | V | U | D | E | Z | E | N | A | Q |
R | R | P | Y | K | R | F | Q | W | L |
O | U | L | Q | D | U | C | H | A | C |
W | T | A | X | D | Ú | V | I | D | A |
8) Agora, escreva as palavras no seu respectivo quadro.
DA | DE | DI | DO | DU |
9) Completando palavras, complete as palavras com as sílabas em destaque.
DA | DE | DI | DO | DU |
COMI______________ | CA_____ A____ | FUN_______ |
__________CE | __________BLADOR | GELA__________ |
FA______________ | MO________ | _______MINGO |
_____NHEIRO | PROPAGAN______ | BO__________ |
NOVI_____ ____ | _____AMANTE | VI___________ |
____SENHO | AZE__________ | ___________ZENTOS |
Simples e objetivo.Gostei muito.
ResponderExcluirExcelente !
ResponderExcluir