PORTIFOLIO.
JAQUELINE A. L. NEUBURGER, GILMARA FREITAS, SILVIA COLAÇO.
UNIDADE 1:
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÃO.
Para mim a webquest, é uma atividade didática para os professores. Para desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. vejo que principal objetivo é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.
MAIS PARA O ALUNO A WEBQUEST SERVE PARA QUE?
Ela propõe-se na resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Desse modo, as WebQuest utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
UNIDADE 2
INTERNET-HIPERTEXTO - HIPERMIDIA
Hipermídia é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. Gostei muito de trabalhar com as hipermídias, pois só com o curso pude ver quantas possibilidades há de se trabalhar dentro de sala de aula.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
UNIDADE 3
Currículo, projetos e tecnologias.
Trabalhar com projetos foi uma grande experiência, pois para as aulas e para os rendimentos os alunos essa metodologia só vem a auxiliar em seu aprendizado. a metodologia de projetos fica mais rica com a ajuda das TICs que vem para auxiliar o professor para deixar sua aula mais lúdica e para mais fácil compreendi mento dos alunos.
FONTEhttp://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
http://pt.wikipedia.org/wiki.
Nenhum comentário:
Postar um comentário