Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Portfólio Danieli




Webquest

Acredito que a webquest, por ser uma ferramenta moderna dentro das TICs, pode ser além de interessante , muito útil. Entretanto, o professor deve estar muito preparado para poder utilizá-la, pois se ela é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, deve estimular a pesquisa, que é o que nosso aluno carece, de despertar nele a curiosidade, para que ele próprio vá a busca de informações para que possa produzir o seu conhecimento.
Dessa maneira, o professor ao propor um tema inicial, deverá ter um objetivo claro, disponibilizando links interessantes , isto é, dando caminhos para que o aluno possa buscar. Além do mais, deverá ter tarefas interessantes que possa nortear a pesquisa.
Criando um ambiente interativo e motivador de aprendizagem, o professor estará enfim, deixando de apenas "levar o aluno à sala de informática" , criando com isso formas de utilizar a internet, esse recurso tão importante, de maneira inteligente e criativa.
O mais legal é que a webquest dispensa uso de qualquer software e pode ser trabalhado no ambiente escolar, onde tem computadores disponíveis conectados à internet.


Hipertexto

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' . O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.

A sociedade e a tecnologia

Vivemos  em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia, a comunidade escolar deve estar atenta a essas novas transformações e acompanhá-las, para melhor inserção nesta sociedade que se mostra cada vez vez mais excludente. Algumas escolas já utilizam as novas tecnologias,  elas  ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já faz parte das unidades escolares a existência de biblioteca, sala de DVD vídeo, rádio, câmera digital, filmadora e computador, mas ainda falta bastante para que isso seja realidade em todos os estabelecimentos de ensino. É preciso que todos tenham acesso aos mesmos e que a comunidade escolar e fora dela percebam a importância de aprender e ensinar fazendo uso das tecnologias na educação, pois as aulas ficam bem mais interessantes e despertam mais o interesse dos alunos, pois eles estão cada vez mais informatizados.
O papel do professor é essencial para o uso das Novas Tecnologias como mais uma rica e poderosa ferramenta na sala de aula. Cabe a nós sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias e nos manter atualizados participando de cursos e nos reciclando a medida do possível. O ideal é que, para isso, recebêssemos também todo o suporte do estado, pois o governo, desde o Municipal até o Federal, tem que valorizar mais a educação em nosso país.
Acredito que é um desafio muito grande para o professor poder acompanhar todas essas evoluções tecnológicas , acho muito importante o professor estar sempre estudando e se aperfeiçoando para  melhorar sua prática docente.
A exigência de aprender, continuamente, ao longo dos tempos atuais e da vida, constitui um desafio e uma necessidade. Não basta apenas ter acesso às informações tecnológicas é preciso saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimento.
Quando se fala em tecnologia na educação, temos que repensar nossos conceitos e não se deter apenas:
Nos lápis que usamos... No quadro de giz...
Nos cadernos e livros... Ou nas carteiras...
Houve uma evolução social e o que as “Tecnologias” nos trazem de especial, é a ampliação das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo. Esta evolução tecnológica possibilita também uma análise e uma avaliação no processo Ensino-Aprendizagem. Adquire-se um olhar mais abrangente, ou seja, o envolvimento de novas formas de ensinar, de aprender e de desenvolver um currículo mais condizente com a sociedade tecnológica

O que é ser professor hoje

Acredito que o professor é um eterno estudante ou seja um eterno aprendiz      pois a cada dia ele precisa se adaptar as novas TIC`s as quais ja fazem parte do nosso dia a dia .O conhecimento é reciclado dando origem a novas descobertas enriquecendo aprendizagem .Pois nossos alunos são bombardeados constantemente por uma avalanche de informações .Cabe a nós educadores escolher as informações boas e descartar da mente deles todo o lixo que acompanha tais informações.
Ser professor nos dias atuais é uma responsabilidade muito grande. Precisamos estar o tempo todo refletindo sobre nossa prática, sobre nossos objetivos, nossas metodologias.
Meus alunos estão avançando? É uma pergunta que devemos nos fazer diariamente. Em caso negativo, como proceder? O que preciso mudar? Ou melhorar? O professor precisa ter sensibilidade para perceber os canais de aprendizagem de cada aluno, e estar sempre resgatando quem vai ficando para trás. Em relação aos canais de aprendizagem de cada aluno/criança, temos as mídias como um grande potencializador destes canais. Por isso, o professor, deve estar constantemente se atualizando, pesquisando e trazendo para a sala de aula as novidades.

Portfólio - Danieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário